Sem dúvidas, vivemos hoje em uma era de rápida divulgação e viralização de informações sobre diversas áreas, dentre elas, a da saúde.
Felizmente, pessoas que viviam em comunidades remotas conseguem, por exemplo, entender como funciona um transplante cardíaco.
Mas, por outro lado, a internet também se tornou terreno fértil para a divulgação das conhecidas “Fake News”. Na área médica, são inúmeros sites, blogs e perfis de redes sociais, muitos deles com milhares de seguidores, divulgando tratamentos e hábitos alimentares sem nenhum embasamento.
Hoje, em pesquisa científica, todo resultado de estudo divide-se em 5 categorias, que chamamos de nível de evidência. Quanto menor o número, maior seu nível de evidência; ou seja um estudo nível de evidência 1 mostra que aquele medicamento ou intervenção médica tem realmente sucesso comparado com um estudo nível de evidência 5.
Pensando nisso e na responsabilidades social que nós médicos do esporte temos sobre a população, seguem 5 dos principais absurdos sem fundamento científico que tenho visto sobre a condromalacia patelar nas redes sociais atualmente:
1. Glicosamina e Condroitina tem o poder de regenerar a cartilagem
Últimos estudos sérios realizados por pesquisadores sem nenhum vínculo com a indústria farmacêutica publicados nos últimos 0 ano e com nível 1 de evidência mostram que o efeito deste medicamento é igual ao placebo, além de estar relacionado ao aumento de peso e predisposição à diabetes.
+ Garanta sua vaga para a Asics Golden Run São Paulo!
2. Quem tem condromalácia patelar não pode realizar exercícios de agachamento
Pelo contrário! Exercícios bem executados e bem orientados fortalecem a musculatura e aumentam a secreção de interleucinas anti inflamatórias intra-articulares, reduzindo o ritmo de degradação cartilaginosa.
Imprescindível que haja comunicação interdisciplinar entre o médico, fisioterapeuta e educador físico para que a prescrição dos exercícios seja apropriada para o individuo, respeitando as angulações de proteção, com o número de repetições, carga e método e progressão adequados.
O mais importante a se ter em mente sempre é a qualidade da execução do exercício!
3. Apesar da imensa maioria dos pacientes melhorarem de maneira não cirúrgica, existem casos bem definidos pela literatura onde a cirurgia é indicada
4. Sendo bem reabilitados, com controle de peso e fortalecimento correto, portadores da condromalácia podem sim retornar à corrida de rua, obviamente passando por um período de transição entre reabilitação e o esporte, sempre assistido por um médico do esporte
5. A infiltração do joelho com ácido hialurônico é contra-indicada em estágios iniciais da doença, mas diversos estudos comprovaram a eficácia do ácido hialurônico de médio peso molecular em estágios mais avançados, tanto no controle da reação inflamatória da lesão cartilaginosa, quanto no controle da dor, facilitando o fortalecimento muscular e retorno ao esporte!
+ Clique aqui e escolha seu próximo desafio na corrida?
The post 5 fake news sobre a condromalácia patelar appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.
5 fake news sobre a condromalácia patelar publicado primeiro em http://www.webrun.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário