O doce muito conhecido, principalmente por lembrar o “gostinho da infância, não é apenas saboroso. A rapadura, ou rapadura açucarada, que é produzida a partir do caldo concentrado da cana-de-açúcar, pode ser muito bem aproveitada por corredores, em especial os que percorrem longas distâncias, como meias ou maratonas, e até mesmo, para ultramaratonistas. No caso destes atletas, que precisam repor as calorias gastas durante o exercício, o doce pode funcionar, afinal, tem um alto valor calórico em sua composição.
+ Conheça aqui qual será o seu próximo desafio na corrida!
A nutricionista Edvânia Soares, da estima nutrição, explica que a composição contém muito açúcar branco, que é um carboidrato simples e deve ser consumido com moderação, pois seu excesso pode contribuir para um ganho de peso ou desconforto intestinal. Por isso, ela não é indicada para corredores de distâncias curtas (5 e 10Km, por exemplo), ou para treinamentos específicos, como os treinos de tiro.
A especialista cita que em 100g de rapadura, temos 90,8 g de carboidrato, 1,0 g de proteína e 0,1g de gordura, o que faz com que se torne uma bomba calórica quando consumida sem moderação. No entanto, o doce também é uma boa fonte de cálcio, ferro, magnésio, potássio e manganês. Estes, são minerais importantes para o corpo, em especial o cálcio, que fortalece os ossos e está ligado à prevenção de câimbras e da osteoporose.
Como a rapadura pode ser utilizada por corredores?
“Por ser uma grande fonte de carboidrato, pode ser utilizado com a finalidade de fornecer ou repor a energia de atletas principalmente os de longa duração”, explica a nutricionista. Quando utilizada em maratonas ou em provas mais demoradas, a rapadura pode, sim, substituir ou alternar com o famoso gel de carboidrato, sendo uma opção mais barata e de fácil acesso.
Já em relação à quantidade que deve ser ingerida por cada atleta, Edvânia comenta que a quantidade varia de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa. “Por ser um carboidrato simples, o melhor momento para se consumir é antes ou durante o exercício, fornecendo energia para conseguir ter um bom treino ou competição. Mas vale o alerta, para pessoas diabéticas, o cuidado deve ser redobrado com relação ao uso e quantidade consumida, devido ao à alta concentração de açúcar”, finaliza a especialista.
+ Entenda como se inscrever para a Maratona do Rio 2020 aqui!
*Fonte: Edvânia Soares (CRN3 – 18435), nutricionista da estima nutrição.
The post Rapadura para corredores: entenda como e quando consumir o doce appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.
Rapadura para corredores: entenda como e quando consumir o doce publicado primeiro em http://www.webrun.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário