As vitaminas fazem parte dos elementos necessários para manter o bom funcionamento do corpo! Isso inclui funções como: reparação dos tecidos, agir em reações metabólicas e manter órgãos em atividade. Claro que elas precisam ser ingeridas em quantidades específicas, sem excessos, para desempenhar seus papéis.
Cada uma com diferentes utilidades, elas fazem parte de um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem-estar físico e mental. Por fazer parte do metabolismo energético, a vitamina B12 precisa ter a atenção dos corredores. “O corredor precisa estar atento a todo complexo B”, explica a nutricionista da Clínica Move e, também corredora, Patrícia Campos-Ferraz.
+ Clique aqui e escolha seu próximo desafio na corrida!
A PhD em Bioquímica também comenta que a B12 (ou cianocobalamina) é responsável pela manutenção da integridade do sistema nervoso. “Ela forma a bainha de mielina, que é uma espécie de capa dos neurônios que faz o impulso nervoso ser transmitido mais rápido”, diz. Além disso, ainda segundo a especialista, ela participa da síntese de DNA e também das hemácias ou glóbulos vermelhos.
Mas não para por aí. “A vitamina B12 é boa para os músculos, porque participa da síntese de creatina. Isso aumenta a força e potência muscular e, finalmente, quando conjugada com a vitamina B6, ajuda a manter em equilíbrio os níveis de homocisteína no sangue”, fala Patrícia.
Cuidado redobrado para os corredores! A nutricionista adverte que a falta desse nutriente pode causar “anemia megaloblástica, que é caracterizada por hemácias grandes e imaturas. Além de fadiga, dores musculares e cansaço”.
Quantidade e onde achar
Se você gosta de carne e alimentos de origem animal, é provável que você esteja com a sua vitamina B12 em dia! “As maiores fontes são ostras, fígado, carne vermelha em geral e todos os laticínios de origem animal”, afirma Patrícia. Por isso, veganos formam o maior grupo de risco para ter a deficiência do nutriente.
2,4 mcg/dia é a quantidade, teoricamente, segura para 98% da população adulta. Essa recomendação é a mesma para corredores! “Para sabermos se um atleta apresenta falta ou excesso de B12 temos que fazer exames específicos”, alerta a nutricionista.
Receita
Para te auxiliar a conseguir a quantidade necessária de vitamina B12, Patrícia recomendou para o Webrun uma receita deliciosa e fácil de fazer! Confira:
Pasta com brócolis e atum (rendimento: uma porção)
Ingredientes
01 xícara de chá de espaguete cozido ou macarrão bifum (sem glutén)
01 colher de sobremesa de óleo de gergelim torrado
03 flores de brócolis cozidos
03 colheres de sopa de atum
Como fazer
Misturar os ingredientes numa panela tipo wok ou frigideira alta. Refogar rapidamente e servir em seguida.
The post Saiba como a vitamina B12 atua no corpo e se há ou não benefícios aos corredores appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.
Saiba como a vitamina B12 atua no corpo e se há ou não benefícios aos corredores publicado primeiro em http://www.webrun.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário