Não é à toa que a coxinha é um dos salgados brasileiros que todos amam; ela combina a crocância da parte de fora com a maciez e o sabor de seu interior, tornando-se incomparável. A coxinha de mandioca então, nem se fala! O adocicado da mandioca complementa o recheio, que pode ser tanto feito com frango, carne moída, legumes ou outros ingredientes. Para aprender 10 versões diferentes, mas igualmente deliciosas da coxinha de mandioca, veja as receitas abaixo.
1. Coxinha de mandioca fácil
Bateu aquela vontade de comer coxinha mas você não quer deixar a saúde de lado? Essa receita é para você. Simplesmente cozinhando a mandioca, amassando-a e acrescentando sal você já tem a massa. Para o recheio escolha os temperinhos de sua preferência, como tomate e coentro, e use-os para trazer sabor ao frango desfiado. Com a massa e recheio em mãos, molde a coxinha e leve-a para empanar e assar.
2. Coxinha de mandioca com frango
Já o truque para essa coxinha de frango deliciosa está no cuidado com a massa. Para garantir uma base firme e consistente, experimente acrescentar farinha de trigo na mandioca amassada, mas tudo isso ainda dentro da panela. Essa dica ajuda a secar a massa e ainda evita que ela amoleça. Para o recheio, é só refogar o frango com alho, cebola, colorau, tomate e temperinhos. Não perca o passo a passo.
3. Coxinha de mandioca de frango com açafrão
Uma plantinha certeira na hora de temperar o frango é o açafrão. Além dele trazer benefícios para a saúde, seu sabor é incomparável. Para acertar em cheio prepare a massa com mandioca cozida, sal, manteiga e caldo de galinha e misture tudo até conseguir incorporar todos os ingredientes. Prepare o recheio com frango, açafrão, cebola, alho e um pouco de milho e cheiro verde para completar. Modele-as, recheie-as e as empane antes de fritar. Para entender melhor fique por dentro da receita na íntegra.
4. Coxinha de mandioca sem glúten e lactose
Outra maneira supersaudável de preparar sua coxinha de mandioca é utilizando alguns truques simples. Primeiramente experimente substituir a farinha de trigo por farinha de arroz e amaranto, isso evita problemas para celíacos e também aumenta o nível nutricional da coxinha. Acrescentar biomassa de banana verde também é uma boa pedida, já que o alimento é muito saudável e traz consistência à mistura. O recheio também é bem simples, bastando temperar o frango desfiado com suas ervas favoritas, veja como fazer.
5. Coxinha de mandioca cremosa
Sabe aquela coxinha dos sonhos que é leve e macia por dentro mas crocante por fora? Aqui está ela! Essa versão leva mandioca, caldo de galinha, manteiga, cheiro verde e farinha de trigo para a massa. Para empanar é preciso ovos e farinha de rosca. O recheio fica à sua escolha, mas qualquer que seja você terá, após a fritura, uma coxinha de mandioca dourada e saborosa. Veja como preparar.
6. Coxinha de mandioca com caldo especial
E quem não ama uma coxinha quentinha com sabor para dar e vender? O interessante dessa receita é que nela o caldo de cozimento do frango, usado no recheio, também é utilizado no preparo da massa, trazendo muito sabor. Primeiramente, cozinhe o frango com louro, cebola, colorau, sal e cravo. Após cozido retire o frango e desfie-o, e o líquido da panela será adicionado à mandioca cozida e amassada, formando a massa.
7. Coxinha de mandioca com carne seca
Mandioca e carne seca formam a dupla perfeita, os sabores se complementam e ainda oferecem uma alternativa à tradicional coxinha de frango. A massa é feita com mandioca, manteiga, ovo, sal e farinha de trigo. Enquanto o recheio fica por conta da carne seca refogada na manteiga com cebola, alho e coentro.
8. Coxinha de mandioquinha com frango
Mandioquinha, batata baroa ou salsa são todos nomes para esse vegetal que é uma delícia. Ela possui um sabor único, um pouco adocicado, que dá supercerto na hora de fazer sua coxinha. Para essa receita, você irá cozinhar a mandioquinha, amassá-la, e misturar junto à farinha de trigo, gema, leite e sal em uma panela. O recheio é aquele básico, com frango desfiado, requeijão e salsinha. Depois de modelar as coxinhas, só falta fritar e saborear. Para ficar por dentro das quantidades de cada ingrediente, veja a receita completa.
9. Coxinha de mandioquinha com palmito
Uma maneira de diferenciar sua coxinha, testando sabores novos, é recheando com ingredientes diferentes. Essa versão de mandioquinha com palmito é muito saudável, sendo vegana, sem glúten e de quebra não é fritura, pois seu preparo é no forno. O recheio de palmito é refogado com cebola, pimentão e azeitona. Para empanar, basta um pouco de água e farinha de mandioca. Veja como fazer.
10. Coxinha de mandioquinha do MasterChef
Quem disse que a nossa humilde coxinha também não é digna de um prato de MasterChef? Para garantir esse salgado estilo gourmet cozinhe a mandioquinha na pressão e, depois de cozida, adicione manteiga e farinha. Com a mistura em mãos, você deve sovar a massa para ganhar consistência. O recheio é o mais tradicional, frango refogado com temperos e requeijão. Por fim é só empanar e levar para a fritura. Apesar de ser uma coxinha do MasterChef ela não tem nada de difícil né?
Agora o plano é correr para o mercado, conseguir os ingredientes necessários e partir para a preparação de incríveis coxinhas de mandioca. E se seu recheio preferido é o de frango, confira agora mesmo receitas de coxinha de frango para saborear o melhor da carne.
O post 10 receitas de coxinha de mandioca para despertar o apetite apareceu primeiro em Dicas de Mulher.
10 receitas de coxinha de mandioca para despertar o apetite publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário