sexta-feira, 8 de março de 2019

O que é preciso para envelhecer com saúde? Confira algumas dicas da especialista

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Nós nascemos para ser saudáveis e completos, mas acabamos passando muito tempo tentando curar feridas que, muitas vezes, acontecem pelo medo de viver de forma integral. Segundo a fisioterapeuta com foco em Saúde Integrativa, Frésia Sá, que atende em seu consultório pacientes com os mais diversos tipos de dores físicas provenientes de uma relação pouco saudável com as próprias emoções, “só a coragem pode nos fazer seguir em frente e envelhecer com saúde: coragem de enfrentar nossos medos, coragem de dizer sim quando desejamos, coragem de fazer escolhas cada vez mais conscientes”.

Conforme explica Frésia, a saúde integral leva em conta, para tratar dores e doenças, um conjunto de comportamentos, de sentimentos, de crenças e de rotinas que fazem parte do que somos. “Olhar apenas para um desses aspectos é negligenciar a riqueza humana. Por isso, o trabalho de saúde integrativa é tão importante para o envelhecimento saudável”.

Alguns pontos que a especialista indica que sejam revistos com calma e equilíbrio para o bom envelhecimento:

Rotina

Como é sua rotina? Você corre contra o tempo ou é senhor dele, organizando suas tarefas e inserindo, entre elas, momentos de descanso e descontração? A vida é um aglomerado de escolhas. Se estamos escolhendo errado, certamente sentiremos, mais cedo ou mais tarde, os efeitos que a falta de autocuidado pode ocasionar. Se você pensar sempre que é “só por hoje” que eu não me cuido, possivelmente deixará a procrastinação acabar com sua saúde. Sua vida é hoje! O que você está fazendo agora por você?

Exercícios

Movimentar-se faz com que estejamos lubrificados, com a circulação em dia e com o corpo saudável. Não é preciso ser um atleta, mas é preciso se exercitar. Escolha algo que alimente sua alma, que faça você sorrir, algo que traga prazer e invista em você. Seu corpo, e sua mente, certamente vão agradecer, especialmente no longo prazo.

Respiração

Como você respira? Apenas para viver ou de forma consciente? Uma dica importante para quem ainda não se deu conta da importância da respiração é: faça pequenas pausas no seu dia (se preferir, coloque o celular para despertar) para três longas e lentas respirações. Encha seu abdômen e seu peito de ar, de forma lenta. E libere esse ar calmamente. Oxigenar de forma correta as células do seu corpo faz com que ele “acorde” e movimenta todas as tarefas que ele faz de forma tão automática. Respiração é vida ampliada. Respire!

+ Inscreva-se para a Rio City Marathon!

Alimentação

Escolher o que come é, talvez, uma das ações que mais pode ajudar no envelhecimento saudável. Alimentos naturais, com menos conservantes, menos sal e menos açúcar, prestar atenção às respostas do seu organismo a cada escolha de alimentos é muito importante. E beber muita água, também. Há quem diga que nós somos o que escolhemos comer. Então, escolha a saúde e a longevidade, a partir do que coloca na mesa. Pode dar um certo trabalho, mas seu futuro agradece.

Emoção

Uma parte importante de envelhecer com saúde é cuidar das suas emoções. Traumas, crenças limitantes, perdas mal resolvidas, memórias que machucam, tudo isso pode ser tóxico para seu organismo e fazer com que você viva menos ou viva de forma muito limitada. Então, se acreditar que seja necessário ou se quiser investigar suas emoções, procure ajuda! Converse, conte, reflita, mas trabalhe a sua forma de perceber e de gerenciar as emoções. Ser feliz é o caminho para viver mais e melhor.

“Se cada parte da sua vida conseguir equilíbrio, envelhecer será apenas uma consequência saudável e consciente. Não podemos fugir do tempo, mas podemos fazer dele um aliado no aprendizado de si mesmo e na forma de viver mais consciente e em sintonia com nossos desejos mais profundos”, finaliza Frésia Sá.

The post O que é preciso para envelhecer com saúde? Confira algumas dicas da especialista appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.


O que é preciso para envelhecer com saúde? Confira algumas dicas da especialista publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário