O anel de coquinho é muito encontrado em feirinhas hippies e de artesanato. Embora não faça parte de nenhum modismo vindo de grandes fashionistas, ele é bastante usado e acabou se tornando um acessório atemporal.
Um dos seus maiores significados remete à simplicidade, mas ele também tem fundamentos históricos, religiosos e de identificação. Que tal descobrir sobre eles e não errar no uso desse anel?
Índice do conteúdo:
Origem do anel de coquinho
O anel de tucum, como também é conhecido, começou a ser fabricado por grupos indígenas no período do Império, quando a família real desembarcou por aqui e o Brasil ainda era colônia de Portugal. Tanto eles, quanto os povos negros que por aqui chegaram, usavam dos materiais disponíveis para criar seus adereços e, assim, se enfeitar.
Com isso, a semente do tucum, uma palmeira da Amazônia, passou a ser utilizada para a produção das “joias”, especialmente desses anéis que eram simples, mas bastante polidos. Como essa planta era típica de uma determinada região, ela acabou sendo substituída pelo coco na fabricação dos acessórios, que era muito mais fácil de ser encontrado.
Significado do anel de coquinho
Um dos maiores significados do anel de coquinho está ligado à simplicidade, especialmente por ser feito de um material que, muito provavelmente, seria descartado.
Também por esse motivo é tão encontrado em feiras hippies, já que seu baixo custo de produção e aquisição vai ao encontro do que é pregado por eles: o desapego material.
Outro fato que reforça a questão do simples é o fato dele ter sido muito usado pelos escravos, que representavam a população brasileira mais pobre e necessitada da época de sua criação.
Significado histórico do anel de coquinho
Mesmo tão singelo, o anel de coquinho carrega com ele diversos outros significados. Um dos primeiros nos leva aos índios, que usavam esse anel para representar as relações que tinham dentro das tribos: casamentos, uniões familiares, amizades, ou mesmo a ligação entre todos os membros. Somado a isso, sua parte histórica também representa a resistência e a luta dos escravos na busca por sua liberdade.
Significado religioso do anel de coquinho
Por volta da década de 60, os cristãos começaram a adotar o anel de coco como símbolo de fé e devoção. Ainda usado até hoje com esse mesmo propósito, ele se tornou, em muitas igrejas, uma representação do compromisso dos fiéis com Deus e com os mais necessitados.
Significado LGBT do anel de coquinho
Por ser tão atrelado à luta de causas sociais, o anel de coquinho passou a ser utilizado pela comunidade LGBT e está ligado à orientação e identificação sexual. Pessoas que se identificam como assexuadas utilizam o anel preto (bem semelhante ao de tucum) no dedo médio da mão esquerda. Mulheres lésbicas costumam usá-lo no dedo polegar, como um código para a sua preferência por mulheres.
É interessante perceber como um acessório tão simples e de valor tão baixo é, na verdade, um objeto de grande representatividade entre os mais variados povos e comunidades, não é mesmo?
Como fazer anel de coquinho
Não é fácil fazer um anel de coquinho em casa, tanto que há diversos tutoriais na internet ensinando a fazer um anel de tucum “fake”. O ideal é adquirir o anel de coco de artesãos ou lojas especializadas em artigos feitos com esse tipo de matéria-prima. O vídeo a seguir demonstra como é a produção desse anel em mais detalhes, confira:
Como é a produção do anel de tucum
Neste vídeo, você verá mais sobre a história do anel de tucum e sua fabricação, contada por um senhor que tira dele o seu sustento.
Isso também nos mostra quantas coisas temos disponíveis na natureza que podemos aproveitar e transformar em peças incríveis!
Se você é uma das apaixonadas por esse adereço, agora conheceu um pouco mais da sua origem e verdadeiro significado. Dessa forma, além de completar seu visual, a partir de hoje vai usá-lo sabendo exatamente tudo que ele representa.
O post Anel de coquinho: descubra todos os significados que o acessório carrega apareceu primeiro em Dicas de Mulher.
Anel de coquinho: descubra todos os significados que o acessório carrega publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário