terça-feira, 25 de junho de 2019

Expert dá dicas para quem vai encarar os 10 km e 21 km no Jalapão

Foto: Divulgação

No próximo dia 7 de julho, 200 corredores vão desbravar o parque do Jalapão, um dos lugares mais paradisíacos do país e primeiro palco da jornada Bota Pra Correr Olympikus. Perto do desafio, surgem a ansiedade e muitas dúvidas quanto à preparação para correr os 10 km e 21 km dessa experiência.

Por isso, o treinador Ademir Paulino dá algumas dicas e esclarece algumas questões do percurso para fazer bonito no Jalapão. Confira:

Consistência, a chave para o sucesso

Segundo Paulino, seguir a rotina de treinamento é essencial para não sofrer no dia da prova. “Esse é o principal motivo para sua evolução na corrida. Não existe treino ‘milagroso’ — o que mais tem impacto no nosso condicionamento físico é a frequência consistente de treinos”, afirma.

Treine em condições parecidas com as do desafio

Corra em horários que simulem o clima que enfrentará na prova. No Jalapão, a previsão é de altas temperaturas, que podem pesar no desempenho se o participante não estiver habituado. “O corpo precisa se adaptar a essa condição. Por isso, treine em horários que apresentem a condição climática do evento”, reitera o treinador. O terreno é igualmente importante para evitar surpresas. A prova possui percurso de estrada de terra seca batida, que é mais macia do que o asfalto. Dessa forma, procure encaixar seus treinos em locais com essa característica.

– Faça sua inscrição para Maratona Punta Del Leste!

Aspecto mental: parte vital do treino

Treine sua mente — esse ponto é fundamental. “A minha sugestão é você fazer exercícios de visualizações, ou seja, imaginar-se no evento, com o máximo de detalhes possíveis. Além da visualização, durante os treinos permaneça consciente no que está fazendo para aproveitar o momento presente”.

Varie os estímulos

Corra em percursos variados de altimetria. Além de ajudar a melhorar a condição física, vai preparar você para os trechos de subida e descida do percurso do Jalapão.

Escolha um tênis adequado

O melhor tênis é aquele que nem parece que está nos seus pés. Não pode causar nenhum tipo de incômodo, tampouco ponto de atrito e deve garantir estabilidade e amortecimento (caso você não seja adepto do calçado minimalista). A principal dúvida é quanto à escolha do calçado para o Jalapão: precisa ser um específico para trilhas? A resposta é não. Você pode eleger um modelo que já costuma utilizar em treinos e provas. A Olympikus possui uma linha completa de running para esse desafio, como o Pride 2 e o Challenger 2.

Descanse antes do grande dia

A semana que antecede o evento é a fase de descanso. Se mantenha ativo, mas evite fazer treinos longos e ou intensos. “A sugestão também é não fazer musculação. Assim você chegará descansado e poderá trabalhar para sua melhor performance”, finaliza Paulino.

Sobre o Bota Pra Correr Olympikus

A jornada é um convite para uma experiência além da corrida. Explorar locais inusitados do Brasil, testar novas tecnologias e se conectar com novos corredores é o propósito da Olympikus para democratizar a corrida. O Jalapão é a primeira parada dessa viagem pelo país, para descobrir os encantos da paisagem em percursos de 10 km e 21 km. Além do Jalapão, o Bota Pra Correr Olympikus marcará presença em outros dois locais emblemáticos do Brasil, que logo serão revelados ao público.

– Clique aqui e escolha seu próximo desafio!

The post Expert dá dicas para quem vai encarar os 10 km e 21 km no Jalapão appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.


Expert dá dicas para quem vai encarar os 10 km e 21 km no Jalapão publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário