Um levantamento realizado pelo Ticket Agora, plataforma de venda de inscrições, sobre as marcas mais presentes em eventos esportivos, como corridas de rua, trail runs e provas de ciclismo, propôs entender como funciona a captação de patrocínios por parte dos organizadores. A pesquisa foi realizada em julho de 2019 e colheu mais de 2.600 respostas dos participantes dos eventos.
Entre os patrocinadores, o ramo esportivo obteve 70% de frequência entre as 10 marcas mais lembradas pelos atletas. Nike, Asics e Adidas, as três primeiras colocadas, somaram juntas, 24,5% das respostas, ou seja, foram citadas 638 vezes. Cosan, patrocinadora da SP City Marathon, Caixa e Café 3 Corações foram as únicas de outros segmentos entre elas.
+ Confira aqui o seu calendário completo de corridas!
Em um panorama geral, conforme o segmento entre os patrocinadores, o setor de alimentos, bebidas e a área da saúde são os mais lembrados pelos participantes. No gráfico a seguir, o a somatória ultrapassa os 100% devido ao fato de que havia mais de uma opção de resposta.
Por que as marcas mais presentes estão nos eventos?
Na percepção dos participantes, as contribuições dos patrocinadores nos eventos esportivos são diversificadas. Entre os entrevistados, 46,5% respondeu que o patrocínio contribui com recursos para o evento existir/ser melhor; 19,8% acredita que a marca agrega valor ao kit de participação do evento; já 10,9% colocou em primeiro lugar “entregar benefícios ao participante”.
“A pesquisa ajuda os organizadores a captarem mais patrocínio, e quem acaba ganhando com isso são os participantes. Com patrocínios melhores tudo muda, o kit ganha qualidade, os eventos contam com mais ativações e a estrutura da produção fica, de forma geral, melhor. Organizadores de eventos precisam ouvir os participantes e entender o que eles desejam e quais são suas dores. Só assim será possível entregar cada vez mais eventos de qualidade”, comenta Gabriela Donatello, responsável pela pesquisa e especialista em marketing no Ticket Agora.
+ Garanta a sua inscrição para a Corrida “Onde está Wally?” Rio de Janeiro!
Segundo os dados apresentados, os consumidores dos eventos ficam praticamente o tempo inteiro sendo impactados pelos patrocinadores e pelas marcas inseridas no evento. Quando perguntados sobre quantas marcas lembravam de ter visto como patrocinadores, apoiadores, no kit ou com estandes no último evento que participaram, as respostas foram surpreendentes, como mostra o gráfico:
A percepção das marcas fica mais evidente para os participantes quando recebem algum item que seja oferecido pela mesma. Além disso, as ativações na arena do evento, como os pontos de fotos, stands de massagem/fisioterapia ou pontos de hidratação, são lugares onde as marcas ficam mais evidentes para os atletas. O ranking completo foi:
Como índice de adesão às marcas, uma pergunta foi fundamental para os organizadores captarem patrocínios para seus eventos. A maioria (67,2%) dos participantes respondeu que se tornou usuária das marcas após conhecê-las nas provas. Esse dado comprova que, tanto os atletas, quanto marcas e organizadores se beneficiam com os patrocínios.
*Gráficos: Alfredo Martins
The post Pesquisa aponta as marcas mais presentes em corridas de rua appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.
Pesquisa aponta as marcas mais presentes em corridas de rua publicado primeiro em http://www.webrun.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário