Hoje, dia 28 de abril de 2019, ocorreu mais uma edição da Maratona de Londres! A prova tem como um dos objetivos angariar fundos para campanhas que ajudam pessoas com deficiência. Mesmo com uma previsão inicial de chuva, o tempo ajudou os corredores; poucas oscilações de vento (ficou em torno de 16 e 18 km/h) e sem uma gota de água do céu. A Maratona é a única que passa pelos dois hemisférios do planeta, Ocidental e Oriental, e tem chegada em frente ao Palácio de Buckingham. A corrida ainda passa por diversos pontos turísticos da “cidade cinza”.
Foto: divulgação/Instagram
Os grandes campeões foram os quenianos Eliud Kipchoge e Brigid Kosgei! No geral, a prova masculina teve um ritmo muito intenso. Segundo o treinador Nelson Evencio, os homens passaram o 5km em ritmo de recorde mundial. Depois da saída das lebres, Kipchoge foi o atleta que liderou o primeiro grupo. O queniano pediu para os outros corredores puxarem o ritmo com ele e nenhum aceitou o desafio. Mesmo assim, os etíopes Mosinet Geremew, Mule Wasihun e Tola Shura Kitata , mas mantiveram na “cola” do queniano por um bom tempo.
Foi no quilômetro 39, quando a prova já estava entre Kipchoge, Geremew e Wasihun, que o queniano conseguiu criar vantagem e disparou na frente dos etíopes. Isso aconteceu logo depois que Wasihun avançou para tentar o primeiro lugar. Com um sorriso no rosto, depois de três anos, Kipchoge bate sua própria marca em Londres e recorde desta Maratona, com 2h02min37seg – segundo melhor tempo da história. O antigo melhor tempo era de 2h03min05seg do, agora, tetracampeão!
O britânico Mo Farah que comentou alguns dias antes da prova que bateria o queniano, ficou em quinto lugar e bateu o seu próprio recorde da distância. Já o brasileiro Daniel Chaves fez 2h11min10seg, tempo considerado de índice olímpico.
Kipchoge é um dos maiores maratonistas da atualidade e de toda história do esporte. A prova de hoje só constatou esse fato de uma das melhores formas possíveis! Quem vai conseguir bater essa lenda?
Já a prova feminina, mesmo que o ritmo na primeira metade da prova tenha sido lento, a segunda parte foi emocionante! Foram cinco tempos sub 2h21min – um resultado ótimo para as mulheres. A favorita para ganhar era Mary Keitany – corredora com o segundo melhor tempo em Londres, 2h17min01seg, e que corria pelo seu tetracampeonato. Porém, não foi dessa vez que conseguiu a vitória e Keitany ficou em quinto lugar.
A australiana Sinead Diver, de 47 anos, acompanhou a lebre com bom ritmo nos primeiros quilômetros. Ao final, fez um tempo de 2h24min1seg que a garantiu a sétima posição. Faltando os últimos 15km do feminino, nada ainda estava garantido. Nesse momento, o grupo da liderança era composto por Vivian Cheruiyot, campeã de 2018 de Londres, Roza Dereje e Brigid Kosgei.
As quenianas deixaram Dereje para trás e, com 1h49 de prova, ela já corria com Keitany e Gladys Cherono pelo bronze. Kosgei disparou e logo em seguida Cheruiyot conseguiu alcançá-la. Porém, faltando 7 km para o fim da prova, Kosgei e os espectadores já sabiam que em 2019 a medalha de ouro ia ser sua! Com 2h18min20seg, a queniana, com 25 anos, bateu a própria marca pessoal e quebrou tricampeonato de Keitany!
Cinco melhores tempos
Homens
– Eliud Kipchoge (Quênia): 2h02min37seg
– Mosinet Geremew (Etiópia): 2h02min55seg
– Mule Wasihun (Etiópia): 2h03min16seg
– Tola Shura Kitata (Etiópia): 2h05min01seg
– Mo Farah (Grã Bretanha): 2h05min39seg
Mulheres
– Brigid Kosgei (Quênia): 2h18min20seg
– Vivian Cheruiyot (Quênia): 2h20min14seg
– Roza Dereje (Etiópia): 2h20min14seg
– Gladys Cherono (Quênia): 2h20min52seg
– Mary Keitany (Quênia): 2h20min58seg
+ Confira provas para bater o seu recorde!
The post Maratona de Londres: quenianos são os grandes campeões! appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.
Maratona de Londres: quenianos são os grandes campeões! publicado primeiro em http://www.webrun.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário