Para quem me segue nas minhas redes sociais (@vanilsonneves), certamente tenha visto uma publicação em que fiz no último dia 4 abril falando da experiência de um corredor que dá seus primeiros passos na corrida e depois se transforma em um maratonista, que simplesmente tem uma grande mudança na sua rotina diária.
Pois bem , temos inúmeras histórias de corredores amadores que tiveram experiências assim na sua mudança no estilo de vida.
E um deles é o Fabio Girolla, 46 anos, Advogado, que utiliza o sistema de treinamento online da minha assessoria esportiva Sub Elite Vanilson Neves (@subelitevanilsonneves).
Fabio é um ex sedentário e obeso que iniciou na corrida em 2011 pesando 110kg, onde tinha 40 anos de idade e buscou uma mudança em seu estilo de vida e migrou para a corrida de rua. Na época acarretou alguns problemas de saúde pelo seu sedentarismo.
“ Naquele momento era um poço de desânimo, não me sentia capaz de sair daquela situação e foi aí que a corrida entrou na minha vida, através do incentivo recebido do meu irmão. Naquele momento minha vida começou a mudar, perdi peso e me apaixonei pela corrida. Já no segundo semestre de 2011 estava com peso na casa de 87kg e participando de provas de 10km e 21km. Senti que poderia ousar mais e, novamente, influenciado pelo meu irmão (que correria a maratona de Chicago de 2012), decidi arriscar na maratona”.
+ Faça sua inscrição para a Maratona do Rio!
Foi então que Fabio passou a se aventurar na maratona e sua primeira maratona foi a Maratona da Disney, em Janeiro de 2013 com o tempo de 3h34min e que estreia hein Fabio!
Concluir aquela maratona mudou a minha perspectiva de vida!
O desafio do Fabio foi muito ousado, depois da estreia na maratona da Disney, muita coisa mudou para ele. Teve a decisão de participar do principal Circuito Mundial de Maratonas.
Com o objetivo de completar uma maratona por ano e se possível todas abaixo de 3h30min, iniciou-se o desafio em 2014 com a maratona de Berlim, onde percorreu em 3h22min.
Em 2015 mandou 3h26 na Maratona de Chicago, com muito sacrifício físico, mental e financeiro Fabio, teve que treinar ainda mais, porque uma das maratona exigia índice de qualificação para obter a inscrição, que é a maratona de Boston.
O Fabio tinha um tempo relativamente muito alto para a sua faixa de idade que a prova estabelece. Ele teve que treinar um pouco mais, perdeu um pouco mais de peso chegando aos 82kg, sua próxima maratona seria a de NY, onde conseguiu a qualificação para Boston com o tempo de 3h15min.
Se o Fabio já estava contente com 3h15 imagina só no ano seguinte quando mandou 3h10 em Londres, é de se encher de orgulho mesmo.
Em 2017 o Fabio integrou a minha assessoria, a Sub Elite Vanilson Neves, onde chegou com o objetivo de correr uma maratona SUB 3h, não era coisa de outro mundo, ele irá conseguir!
O Fabio melhorou os tempos nos 5k, correndo 18’min, 10k em 38’min e a meia maratona em 1h24min, ele já estava com 45 anos de idade e algumas limitações físicas.
Mais experiente e muito mais treinado, o Fabio partiu para a Maratona de Boston, em 2018, mas quis o destino que ele estivesse no lugar certo na hora errada. As condições climáticas não ajudaram muito, foi a pior nos últimos 40 anos.
Ontem teve a largada com -1ºC, muita chuva e vento de 40km/h. naquelas condições por mais que ele fizesse força não conseguiria correr o tão rápido para ser SUB 3h.
Com muito sofrimento e persistência, o Fabio concluiu a prova em 3h16min.
“Aprendi uma grande lição naquele dia: por mais que a gente se sinta preparado, que faça tudo certo, nem sempre conseguimos alcançar nossos objetivos, isso é no esporte e na vida também, precisamos ter sabedoria para entender e aceitar aquilo que foge ao nosso controle e seguir adiante”.
Depois de Boston apostamos todas as nossas fichas em Tokyo, onde é uma prova mais plana e fria, treinamos em busca do SUB 3h, o Fabio estava na sua melhor forma física, pronto para correr, só que no final de Janeiro ele passou a sentir uma lesão e teve que reduzir a carga de treinos, nosso plano SUB 3h teve que ser adiado, pois nossa prioridade a partir desse momento era recuperar para tentar concluir a prova abaixo de 3h30 que era o objetivo inicial do Fabio.
Fabio teve que fazer uma estratégia para concluir a maratona e conseguiu. Ele simplesmente conseguiu correr sua última major com 3h14min.
“Aprendi muito nessa jornada e seguramente sou uma pessoa muito diferente hoje, mais resiliente, paciente e humilde, percebam que pessoas que pessoas comuns como nós, sem nenhuma aptidão especial, são capazes de realizar grandes feitos. Acreditem, se motivem, a gente pode ir muito longe, só depende de nós”.
Correr uma maratona requer muita disciplina, é um sonho de muitos e o Fabio mostrou que quando queremos tudo é capaz.
O mais importante é poder nos sentir bem fazendo o que mais gostamos.
The post Da obesidade à Six Star, a superação de Fabio Girolla appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.
Da obesidade à Six Star, a superação de Fabio Girolla publicado primeiro em http://www.webrun.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário