Eventos esportivos, principalmente os de nível internacional, que reúnem corredores de diversos países, vêm sofrendo grande impacto com o avanço da pandemia de coronavírus ao redor do mundo. O adiamento da Maratona de Tóquio, uma das Six Majors, que estava agendada para o dia 2 de março, foi um dos primeiros a causar mudanças diretas na vida dos participantes que estavam inscritos. A prova acabou sendo realizada apenas para a elite e cadeirantes. Os corredores da categoria “geral” tiveram sua inscrição confirmada para a edição de 2021 (com o pagamento de uma taxa de inscrição).
Com a crise global, organizadores de eventos esportivos do mundo todo começaram a reagendar, ou até mesmo cancelar, corridas previstas para as próximas semanas, como uma medida para evitar aglomeração de pessoas e o aumento da propagação do vírus. A dúvida sobre adiamento por causa da COVID-19 gira em torno até mesmo do maior evento esportivo de todos: as Olimpíadas, que este ano está programadas para o meio do ano, em Tóquio. Até o momento, os jogos continuam de pé, mas os organizadores do COI (Comitê Olímpico Internacional) e dos eventos de Tóquio estão de olho na propagação do vírus.
+ O calendário completo de corridas está aqui!
Por que as corridas estão sendo afetadas?
Segundo o infectologista da UNIFESP, Dr. Paulo Olzon, “toda doença de transmissão respiratória é facilitada pela aglomeração de pessoas, então toda vez que você tem aglomerados, seja no transporte público, nas escolas, em uma igreja, você sempre tem pessoas muito próximas umas das outras e a transmissão da doença respiratória aumenta. Com o coronavírus é a mesma coisa. Então, em relação as corridas de rua, é aconselhável que não haja aglomeração de pessoas para que a epidemia não seja maior”, explica.
Grandes provas já canceladas
Maratona de Tóquio
Data prevista: domingo, 1 de março.
Status: A maratona foi realizada apenas para as elites da maratona e elites da cadeira de rodas.
De acordo com o site oficial da prova, os corredores que não são de elite podem adiar sua inscrição na corrida para 2021.
Maratona da Muralha da China
Data prevista: domingo, 1 de março.
Status: cancelada.
Os organizadores deram a declaração no site oficial: “A segurança de nossos corredores é nossa principal prioridade. Assim, decidimos, em coordenação com nossos parceiros locais na China, que é do interesse de todos cancelar a Maratona da Grande Muralha 2020 devido à situação com o COVID-19, o novo coronavírus “.
USATF Masters Indoor
Data prevista: sexta-feira, 13 de março até domingo, 15 de março.
Status: cancelado.
“As preocupações com o vírus COVID-19 e o risco ligado à presença de pessoas com mais de 60 anos levaram à decisão de cancelar o USATF Masters Indoor Championship por muita cautela”, disse Max Siegel, CEO da USATF. “Apoiamos a decisão do LOC e continuaremos a monitorar a situação relacionada a todos os outros eventos da USATF.” O USATF anunciou em 10 de março que reembolsará totalmente todas as taxas de inscrição.
Meia Maratona de Nova York
Data prevista: domingo, 15 de março.
Status: cancelado.
No dia 10 de março foi anunciado o cancelamento da corrida. Os inscritos na prova podem receber um reembolso total de sua taxa de inscrição ou uma entrada garantida e não complementar à meia maratona do próximo ano.
Maratona de Barcelona
Data prevista: domingo, 15 de março.
Status: adiado para domingo, 25 de outubro.
A maratona permitirá que os corredores mantenham seus registros e façam a corrida adiada para 2020 em outubro ou a corrida para 2021, daqui a um ano.
Outras corridas que já foram adiadas ou ainda podem sofrer alterações:
Maratona de Londres
Data prevista: 26 de abril.
Status: adiada para 4 de outrubro de 2020.
A Maratona Londres foi adiada e agora está programada para ocorrer no domingo, 4 de outubro de 2020.
Maratona de Roma
Data prevista: domingo, 29 de março.
Status: cancelado.
De acordo com o site da corrida, “Infelizmente, após a emergência de saúde que estamos enfrentando e a ordem do governo, a ACEA Run Rome A Maratona de 29 de março foi cancelada”.
Campeonato Mundial de Meia Maratona
Data prevista: domingo, 29 de março.
Status: adiado para sábado, 17 de outubro.
A World Athletics divulgou um comunicado anunciando as atualizações: “É com pesar que tenhamos concordado com o prefeito de Gdynia e os organizadores do Campeonato Mundial de Meia Maratona de Atletismo Gdynia 2020, de adiar este evento até outubro deste ano, devido a incerteza contínua criada pela disseminação internacional do novo coronavírus “.
Maratona de Paris
Data prevista: domingo, 5 de abril.
Status: adiado para domingo, 18 de outubro.
No momento, os reembolsos não estão disponíveis para os corredores devido à data reagendada.
Maratona de Boston
Data prevista: segunda-feira, 20 de abril.
Status: adiada para 14 de setembro.
A Associação Atlética de Boston (B.A.A.) se reúne regularmente com autoridades municipais e estaduais para discutir todas as atualizações relacionadas ao coronavírus. O governador Charlie Baker declarou estado de emergência em 10 de março de 2020. Em consideração a isso, guiado pelo prefeito de Boston, Martin Walsh, juntamente com líderes de governos estaduais e municipais de todos os níveis, para tomar todas as medidas possíveis para proteger a saúde do público, a B.A. entende a decisão da cidade de que a maratona de Boston não pode ser realizada em 20 de abril de 2020. Oferecemos todo o nosso apoio a todos os esforços razoáveis para adiar a 124ª maratona de Boston para segunda-feira, 14 de setembro de 2020.
Maratona Internacional de São Paulo
Data prevista: domingo, 05 de abril.
Status: adiada, sem previsão de nova data.
“Considerando o decreto do Governador do Estado de São Paulo e as determinações do Prefeito em exercício, bem como recomendações do órgãos públicos competentes e considerando o cenário atual, informamos que a Maratona de São Paulo – 2020 – São Paulo Marathon, foi transferida para o segundo semestre.
A organização já está mantendo contato com a Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, para a definição de uma nova data, prevista para ser anunciada até o dia 17 de março. Esse cuidado acontece em razão da prova envolver diversas áreas da cidade, contar com uma expo aberta ao público e a participação de atletas de vários países que visitariam o Brasil.
Maratona do Rio
Data prevista: 13 e 14 de junho.
Status: a princípio sem alteração de data
Em um comunicado no Instagram, “A Maratona do Rio vem acompanhando atentamente os desdobramentos de todas as questões relacionadas ao aparecimento do coronavírus. As medidas emergenciais adotadas ontem pelo Governo do Estado e pela Prefeitura indicam que a proliferação do vírus já começou a ser atacada de frente em nossa cidade. Hoje, a exatos três meses da prova, a realização da Maratona do Rio segue confirmada. Contudo, os dados das próximas semanas serão decisivos para a manutenção da data ou um possível adiamento”.
The post Como o coronavírus está impactando o calendário de corridas pelo mundo appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.
Como o coronavírus está impactando o calendário de corridas pelo mundo publicado primeiro em http://www.webrun.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário