A lesão condral representa uma alteração em um tecido extremamente especializado e delicado, que é a cartilagem articular. A cartilagem é formada por diversos tipos de células dispostas em várias camadas de revestimento das porções ósseas que estão em contato entre si formando as juntas e, desta forma, permitindo que a articulação trabalhe sem causar um desgaste desnecessário em suas delicadas superfícies. Porém, lesões podem ocorrer por mecanismos traumáticos ou não traumáticos (entorses, por exemplo), muitas vezes com sérias consequências.
+ Já pensou em participar de uma prova do circuito XTerra? Confira!
As opções cirúrgicas para recuperação da lesão condral existem tanto pela técnica de microfraturas, na qual o leito da lesão é perfurado com o intuito de se promover um aumento do aporte de sangue para o local e sua consequente cicatrização, como pelo enxerto de cartilagem. Porém, são indicadas apenas em alguns casos com resultados ainda muito variáveis, já que estas técnicas são relativamente recentes.
Vale a pena investir na administração dos condroprotetores (sulfatos de glicosamina e condroitina) e em outras formas indiretas de proteção da cartilagem, como treinamento de resistência muscular e/ou treinamento funcional. Para ter certeza do que é indicado no seu caso, consulte um médico.
+ Confira o melhor calendário de eventos do Brasil. Clique aqui!
The post Entenda o que é lesão condral e veja como evitá-la appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.
Entenda o que é lesão condral e veja como evitá-la publicado primeiro em http://www.webrun.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário