Dentro da fisioterapia, há diversas especialidades. Porém, existe um tipo que não é tão conhecida assim: a fisioterapia pélvica. Para desvendar os benefícios dessa área, conversamos com a fisioterapeuta pélvica Daiane Becker (Crefito 179678 – SC). Fique com a gente e saiba mais!
O que é fisioterapia pélvica
Mas o que faz um profissional dessa área? Para quem a fisioterapia pélvica é indicada e como funcionam as sessões? A Daiane nos contou tudinho e nós vamos ensinar a você. Confira!
Para que serve a fisioterapia pélvica
Segundo a Daiane, ”a fisioterapia pélvica é uma dentre as inúmeras especialidades da fisioterapia. Ela trabalha exclusivamente com um grupo de músculos conhecidos como períneo. O períneo cuida da parte urinária, fecal e sexual. Problemas na região podem levar a perda de urina, fezes e alterações na relação sexual.”
Para quem é indicada
”Esta fisioterapia é indicada para todas as pessoas que apresentam alterações nos músculos do períneo. Entretanto, duas disfunções são muito corriqueiras em consultório de fisioterapia pélvica: incontinência urinária e disfunções sexuais femininas”, diz a profissional.
O motivo? Daiane conta que os dois principais são o desconhecimento e tabus sobre corpo e sexualidade da mulher. ”Se aprendêssemos desde novas a exercitar e conhecer nosso períneo, não teríamos tantas disfunções”, diz Daiane.
Como são as sessões
A fisioterapeuta ainda conta ”que as sessões são semelhantes ao ginecologista, contudo são usados recursos manuais (mãos), técnicas de relaxamento/fortalecimento e aparelhos no períneo. O número de sessões dependerá de cada caso e diagnóstico da paciente.”
Como vimos, essa é uma área muito importante. Saber como funciona e para quem é indicada essa fisioterapia faz com que mais mulheres possam melhorar a musculatura pélvica da forma correta.
Mais informações sobre fisioterapia pélvica
A fisioterapia pélvica é uma área incrível e que tem muito a nos ensinar. Por isso, selecionamos abaixo vídeos de profissionais trazendo mais informações sobre o tema.
Fisioterapia pélvica além do períneo
A fisioterapeuta Mônica Lopes explica qual a relação da fisioterapia pélvica com a sexualidade. No vídeo, ela conta sobre a importância do fisioterapeuta ter escuta ativa com os pacientes, além de, se necessário, indicar tratamento multidisciplinar, que envolve fisioterapia e psicoterapia.
Fisioterapia pélvica para gestantes
Aqui, a fisioterapeuta explica que as sessões podem auxiliar todas as gestantes, independentemente de qual parto será realizado. Isso porque, segundo a profissional, 40% das grávidas podem ter incontinência urinária. Assim, nas sessões são trabalhadas formas de evitar esse problema, além de fortalecer o assoalho pélvico, o que é necessário para um pós-parto tranquilo e saudável.
Técnica de biofeedback na fisioterapia pélvica
A fisioterapeuta pélvica Juliana Bonanni explica o que é e como funciona um dos principais recursos utilizados nas sessões: o biofeedback. Ele é utilizado na percepção e regulação da musculatura do assoalho pélvico, ou seja, auxilia a paciente a criar consciência sobre essa musculatura ao longo do tratamento. Assista ao vídeo e veja mais detalhes!
Quais os benefícios da fisioterapia pélvica no pós-parto?
No vídeo, a profissional comenta sobre a importância de fazer essa fisioterapia no pós-parto. Além de auxiliar ou minimizar possíveis sequelas do parto em relação à musculatura do períneo, fazer as sessões após o nascimento favorece o retorno às atividades sexuais sem dor, por exemplo. Confira mais benefícios no vídeo.
A fisioterapia pélvica é de extrema importância para a saúde pélvica e sexual da mulher. Isso porque, quanto mais mulheres conhecerem essa área, mais elas terão oportunidade para encontrar bons profissionais que realizem o tratamento adequado para cada caso. Gostou da dica? Então, leia nosso conteúdo sobre períneo e aprenda mais ainda sobre esse músculo!
O post Aprenda como fazer de pilates em casa para aproveitar seus benefícios apareceu primeiro em Dicas de Mulher.
Aprenda como fazer de pilates em casa para aproveitar seus benefícios publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário