quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Tudo sobre limpeza de pele para manter a derme saudável

A limpeza de pele é um fator importante para a saúde da cútis. Pensando nisso, conversamos com a dermatologista Aline Somacal (CRM 25661 RQE 18026) a fim de tirar as principais dúvidas sobre o assunto, tanto na limpeza diária quanto na profunda. Ficou curiosa? Acompanhe a matéria na íntegra!

Qual a diferença entre limpeza de pele profunda e limpeza de pele diária?

Dicas de Mulher

A limpeza de pele diária é a que fazemos em nossa própria casa, de rotina. Ela deve ser feita todos os dias a fim de eliminar a poluição, a maquiagem e as sujeiras do cotidiano.

A limpeza profunda, por sua vez, é feita por um profissional (esteticista ou fisioterapeuta dermatofuncional) em uma clínica. Deve ser realizada em média a cada 2 meses, como indica Aline.

Como fazer a limpeza de pele diária

A seguir, acompanhe um passo a passo de como fazer a limpeza diária da sua pele:

Dicas de Mulher

  1. Lave o rosto com um sabonete adequado: 1 ou 2 vezes por dia, lave o rosto com um produto específico para essa área do corpo e para o seu tipo de pele.
  2. Remova toda a make: alguns sabonetes removem também a maquiagem, mas, se esse não for o caso do seu, utilize também demaquilante ou água micelar para não deixar resquícios de produto no rosto.
  3. Tonifique a pele: a dermatologista indica o uso de um tônico para a pele oleosa, mas lembra que esse não é um passo essencial na rotina de limpeza.
  4. Esfolie a pele: esfolie a cútis 1 vez por semana. Assim, ela vai se manter sempre lisinha e macia.

Simples, não? Lembre-se de realizar os processos diariamente e sinta sua pele te agradecendo!

Benefícios da limpeza de pele

Dicas de Mulher

Tanto a limpeza diária quanto a profunda promovem uma maior saúde da cútis, mantendo-a livre das sujeiras, dos cravos e das espinhas e com um aspecto mais bonito. Essas são as vantagens indicadas pela dermatologista.

Produtos para limpeza de pele

Separamos alguns kits de produtos para te ajudar a manter a limpeza caseira em dia. Olha só:

Pele oleosa e acneica

Pele normal e mista

  • Gel de limpeza facial: esse é um produto indicado para a higienização das peles normais e mistas, já que controla a oleosidade que pode atrapalhar.
  • Água micelar para remover a make: aqui, optamos por uma água micelar para auxiliar a tirar toda a maquiagem. Ela é indicada para todos os tipos de pele, sendo uma boa opção para as normais e mistas.
  • Tônico para regular o pH da pele: o tônico vai auxiliar na limpeza e deixar a pele com uma sensação refrescante. Por ser adstringente, essa opção ainda ajuda a controlar a oleosidade que afeta esses tipos de pele.

Pele seca

  • Sabonete hidratante: para a primeira etapa, o ideal é um sabonete hidratante, que não vai agredir a pele.
  • Óleo demaquilante: a escolha para eliminar toda a make aqui é um óleo, que não vai deixar a derme ressecada. Existem muitas opções de óleos com esse fim, por isso escolha aquele com que mais se identifica!
  • Tônico para peles secas e sensíveis: essa não é uma etapa necessária, mas, caso queira um tônico, esse aqui é uma boa pedida. Isso porque tem ação calmante e não vai deixar a pele ressecada ou desidratada.

Essas são sugestões de produtos para facilitar seu processo de limpeza caseira, mas você pode optar por outras, de acordo com o que preferir. Consulte seu ou sua dermatologista para tirar as dúvidas sobre sua pele e ainda receber indicações certeiras.

Como é feita a limpeza de pele profunda

A dermatologista Aline Somacal nos contou quais etapas são realizadas em uma limpeza na clínica. Para conhecê-las, continue a leitura!

  1. Primeiramente, é feita a higienização com um sabonete específico para o tipo de pele;
  2. Agora é a vez da esfoliação! Ela vai retirar as células mortas e deixar a pele mais macia;
  3. A próxima etapa é emoliência. Pode ser acrescentada uma fonte de calor (vapor de ozônio ou máscara térmica) para auxiliar na abertura dos poros, conforme indica Aline;
  4. Finalmente, é hora da extração de cravos e miliuns, que pode ser realizada manualmente ou com auxílio de instrumentos. A dermatologista afirma que considera essa etapa a mais importante e com o maior benefício da limpeza de pele;
  5. Para cicatrizar a pele, pode ser usado um aparelho de alta frequência;
  6. A vez é das máscaras! A escolha vai depender da necessidade da sua cútis, variando entre opções hidratantes, cicatrizantes, antiaging, antiacne, calmantes ou clareadoras;
  7. Para finalizar, a proteção! O profissional aplica protetor solar a fim de manter a pele protegida dos raios do sol. Essa etapa é superindicada também na rotina de skincare.

Agora, você sabe exatamente os processos a que vai se submeter na clínica. Não negligencie esse cuidado importante para a saúde e a beleza do rosto!

Pode ou não pode usar produtos caseiros na limpeza de pele?

Aline nos conta que não indica o uso de produtos caseiros como café, bicarbonato de sódio, mel, ovo, limão etc. para a limpeza de pele. “O uso destes pode causar irritação, alergias, sensibilização, fitofotodermatoses e até manchas”, diz. Para esse fim, a dermatologista sugere produtos industrializados especializados para a pele do rosto.

Acessórios e aparelhos para cuidar da limpeza da pele em casa

Perguntamos para Aline sua opinião sobre os acessórios de limpeza. Ela aponta que massageadores podem ser usados, mas não há comprovação científica de seus benefícios. As escovas e esponjas também podem ser utilizadas, com exceção das peles sensíveis. Assim, separamos opções para você conhecer. Dá uma olhada:

Escova de limpeza facial Sisheido

iStock

Essa é uma opção de escova manual para a limpeza caseira. Ela possui as cerdas macias e pode ser usada 1 ou 2 vezes por semana. É uma ótima opção para quem busca um auxílio para limpar o rosto sem agredi-lo.

Esponja de limpeza facial RK BY KISS

iStock

Procura uma esponja para lavar o rosto? Dá uma olhada nessa aqui! Ela é natural, ecológica e auxilia na limpeza da pele. Além disso, promove uma esfoliação suave do rosto.

Essas são opções que podem ser usadas na sua rotina de cuidados com a pele. Aline diz que as escovas e esponjas podem ser usadas 1 ou 2 vezes por semana. Mas lembre-se: não utilize se tiver a pele sensível!

Mais sobre a limpeza de pele em vídeos

Elencamos também alguns vídeos que vão te ajudar na limpeza caseira. Solte o play e anote todas as dicas. Acredite, elas são valiosas!

Limpeza caseira indicada por esteticista

A esteticista Patricia Elias nos mostra o passo a passo para uma limpeza profunda, mas caseira. O vídeo conta com sugestões e o que você deve evitar nesse processo. Essa limpeza pode ser feita a cada 15 ou 30 dias. Acompanhe o vídeo para saber mais!

Rotina de limpeza e cuidados noturnos

A blogueira Nah Cardoso compartilhou sua rotina de cuidados com a pele antes de dormir e até o hidratante que usa após a higienização. Clique no vídeo e veja os passos para uma pele completamente limpa após um dia repleto de makes, poluição e sujeiras.

Limpeza diária e hidratação da pele

No vídeo, você confere uma rotina de limpeza para dormir com a pele limpa. Além disso, ainda acompanha dicas para a hidratação da pele e cuidados com os cílios e sobrancelhas. Incrível, né? Vale conferir!

8 dúvidas sobre limpeza de pele respondidas pela dermatologista

Tiramos as principais dúvidas sobre limpeza de pele com a profissional: quando fazer, quando evitar, quem pode fazer e mais! Acompanhe cada uma e esclareça todas elas:

1. Quando fazer a limpeza de pele diária e profunda?

Aline aponta: “Indico a realização da limpeza domiciliar 1 vez por dia junto com o banho, de preferência à noite, para dormir com a pele limpa.” A limpeza profunda, por sua vez, pode ser feita em média a cada 2 meses.

2. Quando a limpeza de pele deve ser evitada?

O ideal é evitar quando for se expor ao sol nos dias seguintes à limpeza, quando a pele estiver sensibilizada por tratamentos dermatológicos ou em vigência de alergias ou infecção no rosto. As portadoras de pele muito sensível ou com rosácea, acne com espinhas muito inflamadas e as grávidas também devem evitar.

3. Quais cuidados devem ser tomados após a limpeza de pele profunda?

Os principais cuidados são evitar exposição ao sol por 1 semana e não fazer a limpeza profunda na véspera de algum evento, pois a pele pode ficar vermelha por uns dias. Quanto ao uso de maquiagem, não há restrições. Está liberado!

4. Grávidas podem fazer a limpeza de pele?

Aline contraindica a limpeza profunda nessa fase, já que a maioria dos produtos e ativos normalmente utilizados não devem ser usados durante a gravidez. Já a limpeza diária pode ser realizada normalmente.

5. Quanto tempo após a limpeza profunda é possível fazer peeling?

A médica indica que o peeling pode ser feito de 2 a 4 semanas depois da limpeza de pele.

6. Como aliviar a vermelhidão depois da limpeza de pele?

“Usar cremes calmantes e hidratantes, além de evitar exposição ao sol”, diz Aline Somacal. Mantenha os cuidados com a pele em dia!

7. Pode espremer cravos e espinhas em casa?

Não é recomendado, porque, ao espremer de forma inadequada, pode ocorrer piora da inflamação, causando o surgimento de uma cicatriz. Sabemos que é difícil, mas segura essa mãozinha e deixa esse trabalho para um profissional!

8. Qual a melhor época para fazer a limpeza profunda: inverno ou verão?

O inverno é a estação ideal! Mas a limpeza também pode ser feita no verão, desde que não haja exposição intensa ao sol e que protetor solar seja usado regularmente. Fique de olho!

Esperamos ter sanado suas dúvidas sobre a limpeza de pele! Use todas as dicas a seu favor e mantenha a derme sempre bonita e saudável. Para isso, confira também os principais cuidados com a pele do rosto e do corpo!

O post Tudo sobre limpeza de pele para manter a derme saudável apareceu primeiro em Dicas de Mulher.


Tudo sobre limpeza de pele para manter a derme saudável publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário