Infelizmente, com a correria do dia a dia, especialmente do trabalho, muitas vezes, as pessoas acabam se esquecendo de reservar um tempinho para relaxar e cuidar delas mesmas.
Nos dias de hoje, por exemplo, muita gente, de diferentes profissões, trabalha o tempo todo sentada em frente ao computador e passa ali horas e horas do seu dia. É muito interessante que essas pessoas, mesmo que se exercitem com regularidade quando não estão trabalhando, reservem alguns segundinhos do seu expediente para se movimentarem um pouco mais – o que trará grandes benefícios!
Andréa Mello, educadora física especializada em ginástica laboral e danças de roda pelo Senac-SP, explica que, geralmente, é recomendado que a pessoa fique sentada por uma hora e depois faça uns cinco minutos de alongamento ou uma caminhada. “A gente brinca que é uma animada no corpo para ela poder relaxar e ter um pequeno alongamento nas musculaturas que estão há muito tempo paradas na mesma posição”, diz.
Leia também: Alongamento: tudo o que você precisa saber para começar já a praticar 304052
A educadora acrescenta que a importância de se mexer no trabalho é a pessoa poder se alongar, espairecer, relaxar e “se perceber” também: saber como o seu corpo está, quais são os pontos de tensões e tirar um pouquinho daquele estresse ocasionado pela mesma posição, realizada por horas a fio no ambiente de trabalho.
É claro que, dentro do trabalho, a pessoa encontra algumas limitações impostas pela empresa. Isso ocorre inclusive no caso da ginástica laboral passada por um profissional, conforme explica Andréa. “O próprio tempo, o espaço que essa pessoa tem… Então, dependendo da função que ela exerce e do tipo de empresa ou comércio que ela está trabalhando, a gente tem algumas limitações como educador físico pra ministrar atividade. Mas, o interesse quando a gente desenvolve a ginástica laboral é trabalhar o autoconhecimento corporal, o alongamento desse corpo que está horas e horas trabalhando em meio ao estresse. Também é trabalhar um pouco com a questão da ludicidade e da recreação para as pessoas darem risada”, comenta.
De quanto em quanto tempo devo me mexer?
A educadora física explica que é importante, de tempos em tempos (de uma em uma hora), a pessoa sair da mesa ou de frente do computador e dar uma volta, fazer um alongamento, “brincar” um pouquinho com uma bola de tênis para o relaxamento das mãos e massagear o corpo. “Fazer os alongamentos básicos, como alongar as costas, as pernas, a cervical. Enfim, algumas empresas até têm fixadas na parede alguns serviços de alongamento. Ela pode selecionar alguns, em alguns momentos, e fazê-los, repeti-los no banheiro, na sala em que ocupa ou em espaços reservados na própria empresa”, diz. “O importante é criar rotinas que tirem o corpo do sedentarismo”, acrescenta.
Leia também: 11 exercícios fáceis de ioga para turbinar sua energia 304052
Mas, o que nem todo mundo sabe, é que alguns exercícios também podem ser realizados enquanto a pessoa está sentada. Abaixo você confere algumas sugestões.
Alongamentos para você fazer enquanto estiver sentada
- Estique as pernas à frente do seu corpo e alongue-se tentando pegar as pontas dos pés com as mãos.
- Gire a cintura o máximo que puder para a esquerda, segure por cinco segundos. Em seguida, repita o movimento girando para a direita. Tente repetir o movimento cinco vezes de cada lado.
- Faça um alongamento com os braços com a parte posterior, entrelaçando as mãos na parte do encostamento da cadeira.
- Gire os tornozelos em ambas as direções (direita e esquerda) por cerca de cinco segundos. Tente fazer cinco séries de oito repetições em cada direção.
- Estique seu braço direito em direção ao lado esquerdo o máximo que puder. Apoie a mão esquerda na dobra do seu cotovelo esquerdo, ajudando a alongá-lo. Sinta o alongamento por cerca de cinco segundos e, depois, faça o mesmo movimento com o outro braço. Tente repetir cinco vezes de cada lado.
- Para movimentar as panturrilhas, tire os calcanhares do chão, ficando na ponta dos pés (sentada na cadeira). Segure nesta posição por dez segundos. Tente repetir o exercício oito vezes. Os músculos da panturrilha devem começar a queimar após alguns segundos.
- Mantenha a coluna reta, encostada na cadeira, e vire o pescoço de um lado para o outro, lentamente. Na primeira vez que virar, mantenha os olhos paralelos com o chão; na segunda; olhe ligeiramente para cima; e na terceira, olhe ligeiramente para baixo. Repita o movimento cerca de cinco vezes.
- Mantendo a coluna reta, encostada na cadeira, flexione o pescoço para a lateral direita e, ao mesmo tempo, faça força com o ombro esquerdo para baixo. Mantenha a posição por 20 segundos. Depois, faça o movimento do outro lado.
- Apoie a mão na mesa (esticando os braços), mantendo o tronco reto. As orelhas devem ficar entre os braços. Mantenha a posição por cerca de 20 segundos.
- Coloque as mãos atrás da cabeça e leve os cotovelos lentamente para trás. Mantenha a posição por cerca de 20 segundos.
- Mexa cada um dos seus dedos com cuidado: estenda-os, flexione-os, abra-os e feche-os.
- Cruze a perna direita sobre a esquerda, puxando a coxa com a mão esquerda, e virando o tronco para o lado esquerdo. Mantenha a posição por 20 segundos e depois repita para o outro lado.
- Mantenha-se sentada na cadeira, com a coluna reta, e, com os ombros relaxados, olhe de um lado para o outro, lentamente.
- Mantenha-se sentada na cadeira, com a coluna reta, e, com os ombros relaxados, olhe para baixo e para cima.
- Com a ajuda da mão, traga o pescoço para o lado e segure por alguns segundos. Depois, repita para o lado contrário.
- Olhe para o chão e, segurando mais atrás da cabeça, tente encostar o queixo no peito, mais inclinado para o lado direito. Depois, repita para o outro lado.
- Com o braço direito atrás da cabeça e a mão esquerda apoiada no cotovelo direito, force a mão para descer o braço o máximo que puder. Depois, repita com o outro braço.
- Tente pegar no pé da própria cadeira, alongando a lombar.
- Estique os braços acima da cabeça, entrelaçando os dedos e se mantenha nesta posição por alguns segundos.
Por que se movimentar no trabalho?
Não faltam sugestões para quem quer se exercitar enquanto trabalha, inclusive sentado. E, com certeza, este hábito é muito benéfico.
Andréa explica que esse tipo de exercício, feito enquanto a pessoa está sentada trabalhando, não serve exatamente para tonificar o corpo. “Para tonificarmos, precisamos trabalhar com pesos, com séries contínuas e esforço. O que não é possível na esfera de um escritório, por exemplo. Exercícios voltados pra ambientes de trabalho (ginástica laboral) focam mais no alongamento. Estes exercícios ajudam no relaxamento e na melhora da circulação sanguínea”, destaca.
Leia também: 20 melhores exercícios para perder peso 304052
A educadora física acrescenta que se exercitar todos os dias, de forma coerente e com orientação, auxilia o controle de algumas dores corporais e ajuda na prevenção de doenças. “Isso porque os músculos e articulações ficam mais preparados para as tarefas do dia a dia”, finaliza.
Então já sabe: não fique o dia todo parada em frente ao computador. Se possível, levante e faça uma rápida caminhada de uma em uma hora. Conte ainda com esses exercícios que podem ser feitos enquanto você está sentada. Eles ajudarão você a relaxar e farão bem para a sua saúde física de forma geral!
O post 12 exercícios em casa para sair do sedentarismo apareceu primeiro em Dicas de Mulher.
12 exercícios em casa para sair do sedentarismo publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário