quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Antepasto de berinjela: 10 receitas de dar água na boca

Nada como uma salada fresca na mesa para deixar a refeição completa e ainda mais saborosa. Se você é daquelas que está sempre à procura de ideias novas para preparar na cozinha, não pode deixar de conferir a lista de receitas de salada de berinjela que preparamos.

Sabia que a berinjela, além de deliciosa, é rica em antioxidantes, ajuda a manter a pele saudável e atua na prevenção de vários tipos de câncer? O fruto permite ainda uma preparação prática e variada de receitas de dar água na boca. Confira a seguir:

Receitas de salada de berinjela simples

1. Salada de berinjela ao escabeche: servida gelada, esta salada não tem segredo e pode ser preparada em qualquer ocasião. Basta cortar a berinjela em fatias e levar para cozinhar. Depois é só acrescentar tomatinhos em cubos e azeitonas verdes e servir.

2. Salada de berinjela e trigo: trigo para quibe e berinjela é a combinação perfeita para os apaixonados por saladas. Além destes ingredientes, você irá usar limão, tomates maduros, azeite de oliva, hortelã, coentro, salsinha e pimenta-do-reino.

Leia também: Salada de berinjela: 21 receitas que vão valorizar o ingrediente 331111

3. Salada de berinjela de forno: esta salada é ideal para aqueles dias de pressa. Fatie uma berinjela, uma abobrinha e dois tomates e depois arrume-os em um refratário. O tempero fica por conta do sal, pimenta, ervas frescas e um fio de azeite. Leve ao forno preaquecido em 180° por 30 minutos e prontinho!

4. Salada de berinjela e pimentões: nada como uma salada colorida para agradar os olhos e, claro, o estômago. Tenha em mãos berinjelas médias, pimentões verde, vermelho e amarelo, tomates, cebola e champignon. Acomode os ingredientes em um refratário, leve-os para assar e no final acrescente nozes e uvas-passas no prato.

5. Salada de berinjela grelhada: com apenas berinjela, pimentão verde e cebola você pode preparar uma salada deliciosa! Os ingredientes são grelhados e depois temperados com sal, azeite, limão e pimenta calabresa. Pode ser servido também como acompanhamento de assados em geral.

6. Salada de berinjela quente: nesta receita, a berinjela, o pimentão e a cebola são preparados separadamente e depois misturados no refratário. Uma salada simples de fazer e servida ainda quente com sal e pimenta calabresa a gosto.

Leia também: Berinjela: benefícios e receitas para você incluir o vegetal no cardápio já 331111

7. Salada de berinjela em tiras: diferente das clássicas saladas de berinjela, esta é feita com o fruto cozido cortado em tirinhas. Quando o mesmo estiver al dente, adicione a cebola picada, sal, pimenta, salsinha, vinagre e azeite. Em pouco tempo de preparo, o prato está pronto para ser saboreado!

8. Salada de berinjela com manjericão: além da berinjela dourada na frigideira, esta receita traz alface, queijo feta e folhas de manjericão que realçam ainda mais o frescor da salada. Temperada com sal, pimenta e azeite, é ótima para ser servida à mesa nos dias de calor!

9. Salada de berinjela com tomate: pincele as fatias de berinjela com azeite de oliva e depois coloque-as na grelha com salpicos de pimenta-do-reino moída. Na hora de servi-las, adicione na saladeira os tomates temperados e os pedaços de queijo. Também fica uma delícia com creme fraiche e uma pitada de páprica!

Receitas de salada de berinjela elaboradas

10. Salada de berinjela com hortelã e alho: depois de dourar as fatias da berinjela no azeite até ficarem crocantes, misture-as com as lâminas de alho e os fios de hortelã. Uma salada deliciosa e digna de ocasiões especiais. Lembre-se de desidratar a berinjela com sal para que a mesma não acumule água.

Leia também: Farinha de berinjela: 7 motivos para incluir na sua alimentação 331111

11. Salada de berinjela light: aqui temos uma “salada assada” diferente e muito saborosa. As fatias da berinjela e da abobrinha devem permanecer no forno a 220° durante 50 minutos, temperadas com um pouco de sal e azeite. Na hora de montar o prato, adicione também tomates, salsinha, molho pesto e, se quiser elaborar mais, pedaços de queijo gorgonzola.

12. Salada de berinjela e abobrinha com soja: coloque as fatias de berinjela e abobrinha sobre o grill e deixe-as grelhando por dois minutos, alternando os lados até que fiquem cozidas. Depois prepare o prato acrescentando soja, cubos de queijo e folhas de manjericão. A salada ideal para quem gosta de pratos saudáveis para o dia a dia!

13. Salada caprese de berinjela: a receita clássica da salada caprese, de origem italiana, é feita com tomate, mussarela de búfala e manjericão. Já a versão com berinjela traz os fruto cortado em rodelas grelhadas na frigideira montadas entre os ingredientes tradicionais. Um prato leve e muito gostoso!

14. Salada de berinjela com quinoa: tomate, abobrinha, cebola e cenoura acompanham esta deliciosa salada de berinjela com quinoa. Misture tudo em um recipiente e finalize com molho de azeite de ervas que dará sabor e refrescância ao prato.

Leia também: 12 receitas de berinjela no forno para uma vida saudável e deliciosa 331111

15. Salada de berinjela com calabresa: salada low carb com calabresa? Temos! A berinjela e a linguiça são levadas à frigideira para tostar com um fio de azeite, cebola, orégano fresco, sal, alho e pimenta a gosto. Versátil, a receita pode ser servida com arroz, purê de batata e até mesmo como recheio de torta.

16. Ratatouille de berinjela e abobrinha: apesar do nome, esta salada elaborada não tem nada de complicada. Com apenas berinjelas, pimentão, abobrinha, cebola e alho é possível fazer um prato saboroso e completo. Os ingredientes são levados ao forno por uma hora e temperados com azeite, shoyu e sal.

17. Salada de babaganoush: o clássico babaganoush feito com pasta de berinjela pode ficar ainda mais gostoso! Além do fruto, você irá usar tomates, pimentões, pimenta preta, xarope de romã e alho picado para incrementar a receita. Ideal para servir com pães e torradas.

18. Salada de berinjela com aspargos e abacaxi: após grelhar as fatias de berinjela, monte a salada com alface roxa, cubos de abacaxi, aspargos cortados e pão de centeio. Para ficar ainda mais gostoso, adicione uma colher de sopa de iogurte natural e castanhas de caju picadas.

19. Salada de berinjela com missô: tradicional na culinária japonesa, o missô combina muito bem com pratos que levam berinjela. Para fazer esta salada, o fruto deve ser cozido, desfiado em longas fatias e misturado ao molho de pasta de soja. Acrescente cebolinha e gergelim na hora de servir.

20. Salada de berinjela ao vinagrete: o primeiro passo é levar as rodelas de berinjela ao forno a 180° até que as mesmas assem mas sem murchar. Em seguida, prepare o vinagrete com tomate picadinho, cebola, vinagre de maçã, suco de limão, sal, cebolinha e azeite. Em um refratário, misture todos os ingredientes. A salada acerta no equilíbrio da acidez e é perfeita para acompanhar diversos pratos.

21. Salada de berinjela agridoce: para fazer esta deliciosa salada, você precisará de duas berinjelas grandes, uma cebola, um pimentão vermelho, ½ pimentão verde e dois dentes de alho. Coloque os ingredientes para ferver por 20 minutos. Adicione açúcar mascavo e uvas-passas pretas para dar o toque agridoce à receita.

Viu só como as receitas de salada de berinjela são fáceis de preparar? Ideais para integrar suas refeições diárias, levando saúde e muito sabor à mesa!

O post Antepasto de berinjela: 10 receitas de dar água na boca apareceu primeiro em Dicas de Mulher.


Antepasto de berinjela: 10 receitas de dar água na boca publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário