Alimento típico da culinária árabe, o tahine tornou-se um elemento muito presente no prato dos brasileiros. Seja preparado em receitas doces ou salgadas, a versatilidade desse ingrediente fica apenas atrás dos inúmeros benefícios que ele apresenta para a saúde. Saiba mais vantagens, modo de preparo e receitas para incluir o tahine no seu dia a dia.
Como fazer tahine
Você vai precisar de
- 250g de gergelim cru;
- Frigideira;
- Processador de alimentos.
Passo a passo
- Leve o gergelim cru ao fogo por 2 a 3 minutos em uma frigideira e deixe adquirir um aspecto torrado;
- Em seguida, com os grãos torrados e quentes, coloque-os em um processador de alimentos e bata por cerca de 10 minutos, ou até os grãos se tornarem uma pasta;
- Após esse processo, a pasta de tahine estará pronta.
Apesar de ser um processo simples, fazer o tahine requer paciência para ver os grãos se tornando em uma pasta. Com essa mistura, é possível fazer várias receitas, incluindo falafel, hommus, shawarma, baba ghanoush e halva, pratos árabes que caíram no gosto dos brasileiros. Além de ser um ingrediente delicioso, o tahine possui vantagens que se estendem ao nosso paladar.
5 benefícios do tahine
Por ser feito com sementes de gergelim, típico ingrediente árabe, possui muitos benefícios introduzido em nossa alimentação. O que o torna ainda mais atraente é a sua versatilidade, pode ser usado em diversos pratos e tem muitas opções de consumo.
- Alto valor nutricional: rico em vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, o tahine é uma excelente fonte de nutrientes. Uma pequena porção, do tamanho de uma colher de sopa, pode oferecer 10% do valor diário nutricional recomendado para um ser humano adulto.
- Efeito antioxidante: um dos minerais presentes no tahine é o cobre, rico em propriedades antioxidantes. Ele ajuda a prevenir danos no corpo causados pelos radicais livres e também auxilia a reduzir o risco de várias doenças.
- Bom para a mente: o tahine possui os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 saudáveis, propriedades que aceleram o desenvolvimento de tecidos nervosos no corpo. Ambos ajudam a melhorar a saúde do cérebro e podem retardar o aparecimento da doença de Alzheimer.
- Ajuda na saúde dos ossos: outra propriedade presente nesse alimento é o magnésio, elemento que é altamente benéfico para manter os ossos saudáveis. Ingerir regularmente o magnésio pode auxiliar a reduzir o risco de osteoporose em mulheres após a menopausa.
- Faz bem para o coração: por ser feito com sementes de gergelim, o tahine é rico em ácidos graxos ômega-3, conhecidos por ter propriedades excelentes para o coração. Ajuda também a diminuir os fatores de risco, como pressão alta, triglicerídeos e colesterol LDL, considerado ruim.
Estes são alguns dos vários benefícios presentes na semente de gergelim. Essa pequena semente possui grandes valores nutricionais, por isso seu consumo é sempre bem-vindo.
Mais formas de fazer tahine
Essa especiaria é versátil em seus benefícios para o corpo, mas também é versátil em seu modo de preparo. Por ser uma receita simples, há várias maneiras de fazê-la, tornando esse alimento ainda mais prazeroso. Confira algumas maneiras de fazer o tahine na sua cozinha.
Pasta de tahine de frigideira
O canal Gastronomismo apresenta o passo a passo para fazer o tahine usando uma frigideira. De maneira simples e prática, o canal mostra como é possível ter uma pasta consistente e deliciosa, confira.
Tahine de forno
Quer um tahine incrível e sem gastar um rio de dinheiro? Confira a receita do youtuber Betto Auge. Neste vídeo, ele mostra como fazer o tahine ao forno para ser usado na salada, nos legumes e até em doces.
Tahine com azeite de oliva
Nesta receita de tahine, o canal Cozinha Bach ensina como preparar a pasta acrescentando o azeite de oliva. Essa é uma das formas desse alimento super nutritivo ficar ainda mais gostoso e prático de se fazer.
Tahine com óleo de coco
Aprenda a fazer o tahine com o canal Vegtube, que prepara a pasta usando o óleo de coco. Além disso, veja outras combinações para usar com essa receita incrível e servir aos amigos e família.
Tahine com sal marinho
Rico em diversos nutrientes e minerais, o gergelim tornou-se uma iguaria na culinária. Sendo assim, a Bela Gil ensina como usar preparar o tahine usando sal marinho na receita, deixando essa pasta ainda mais apetitosa.
Tahine com gergelim cru
A youtuber Taty Alencar apresenta em seu canal duas versões dessa especiaria, usando o gergelim cru e a versão viva. Além disso, também ensina como preparar um delicioso molho com o resultado de ambas versões. Ficou curiosa sobre esses modos de preparo? Assista ao vídeo!
Há diversas receitas com esta pasta de gergelim e é possível aproveitá-la ao máximo em saladas, aperitivos e até em doces. Sendo assim, pense em introduzir um pouco mais dessa especiaria no seu dia a dia, não só pelos benefícios, mas por dar um toque especial às refeições. Gosto da culinária árabe? Veja receitas de Kafta e conheça mais desse alimento delicioso.
O post Tahine: conheça 5 benefícios e aprenda a fazer essa especiaria árabe em casa apareceu primeiro em Dicas de Mulher.
Tahine: conheça 5 benefícios e aprenda a fazer essa especiaria árabe em casa publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário