sexta-feira, 29 de maio de 2020

Vitamina para unhas: quais trazem benefícios para mantê-las saudáveis

A vitamina para unhas é importante para mantê-las saudáveis, mas, quais vitaminas realmente são eficazes? Vale ressaltar que outros fatores também podem ocasionar o enfraquecimento das unhas, como onicofagia (roer unhas), exposição excessiva à água e idade (acima de 60 anos, menopausa e pós-menopausa). Conversamos com uma dermatologista sobre os principais nutrientes que contribuem para a saúde das unhas. Acompanhe!

Índice do conteúdo:

Principais vitaminas para unhas

A dermatologista Andreia Leverone (CRM 543555-RJ) esclarece todas as dúvidas e indica as principais vitaminas benéficas para as unhas. Saiba em quais alimentos encontrá-las:

Vitamina para as unhas biotina

iStock

De acordo com Andreia,”é uma vitamina do complexo B, solúvel em água e desempenha um papel fundamental na manutenção da integridade da pele. Contribui para o aumento da espessura, dureza e aumento do limiar de crescimento da placa ungueal.” A biotina está presente no amendoim, nozes, gema de ovo, tomate, cebola, cenoura, alface, carne, leite e banana.

Vitamina E, D e B12 para as unhas

iStock

Essas vitaminas são importantes para o bom funcionamento do organismo e estão presentes em vários alimentos. Porém, a dermatologista alerta que, embora as pessoas acreditem, não há comprovação científica de que essas vitaminas sejam eficazes para as unhas – nem na prevenção e tampouco na recuperação de unhas fracas e quebradiças, por exemplo.

Vitamina B6 (piridoxina) + vitamina C

iStock

Andreia acha importante enfatizar que “uma deficiência vitamínica poderia deixar as unhas fracas, mas concomitante, e não como causa.” Existem diversos conteúdos publicados que indicam a ingestão dessas vitaminas para as unhas, porém, não há nada documentado sobre a eficácia delas para esse fim.

Além das vitaminas, há medidas preventivas que podem ser tomadas para deixar as unhas saudáveis, como mantê-las curtas, limpas e hidratadas, usar luvas quando houver contato com produtos químicos e substituir a acetona por removedor.

Outros nutrientes benéficos para as unhas

Andreia comenta também que alguns minerais são essenciais para manter as unhas saudáveis. Confira os nutrientes e as dicas da dermatologista:

Silício orgânico

iStock

Andreia explica que o silício tem papel importante na síntese de colágeno tipo 1. “A unha é formada por queratina e esse mineral age diretamente nela, garantindo a firmeza e resistência da unha. As principais fontes alimentares são: cereais, grãos e vegetais, peixes, trigo e banana. A suplementação para tratamento das unhas deve ser 50 mg ou a critério médico.”

Ferro

iStock

O ferro favorece o crescimento e fortalecimento das unhas, e a carência desse mineral pode deixar as unhas opacas e causar descamação. Segundo informações do Ministério da Saúde, o nutriente pode ser encontrado no feijão, carne vermelha (fígado e miúdos), verduras verde-escuras, leguminosas, entre outros alimentos. A quantidade diária recomendada para adultos é de 14mg por dia.

Com essas dicas, manter as unhas bonitas e saudáveis se tornou uma tarefa mais fácil, né? Aproveite e leia sobre unhas descamando para aprender a identificar sinais de doenças.

O post Vitamina para unhas: quais trazem benefícios para mantê-las saudáveis apareceu primeiro em Dicas de Mulher.


Vitamina para unhas: quais trazem benefícios para mantê-las saudáveis publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário