Oi, tudo bem com você? Sou a Suzana Almeida Barros, tenho dedicado meu tempo escrevendo e compartilhando artigos sobre a dieta low carb, regime, emagrecimento rápido e perda de peso com saúde.
Tudo isso somente pela dieta de baixo carboidrato. A Dieta Low Carb vem ganhando seguidores em todo mundo.
Eu amo fazer a dieta lowcarb e você? Além disso, gosto de conversa sobre assuntos relacionados a saúde do coração e como devemos ter cuidado com o nosso órgão mais importante do corpo humano.
Participar de provas de corrida de rua não foi uma tarefa fácil no ano de 2020. Eventos adiados e cancelados por conta da pandemia de coronavírus são assuntos rotineiros entre os corredores. Contudo, sempre há tempo para se programar e começar a planejar o calendário de 2021, incluindo viagens para correr. Participar de provas em...
A prancha abdominal é um exercício que trabalha diferentes grupos musculares, desde o core até ombros, costas, braços e glúteos. Prática, simples e eficiente, é uma postura que pode ser realizada em qualquer lugar, como em academias e/ou no conforto de nossa casa. O exercício eleva o tônus muscular e melhora a postura, pois o corpo permanece...
Você já ouviu falar do piriforme? Quem sabe onde fica e para que serve o músculo talvez o conheça, justamente, por causa de uma síndrome ligada a ele. Muitas pessoas que sofrem com a síndrome do piriforme apresentam dor na região glútea. O piriforme é um pequeno músculo que se encontra próximo dos glúteos e...
A farinha de trigo é um ingrediente comum no dia a dia de muita gente. Mas você já ouviu falar no gérmen de trigo? Essa é a parte interna do grão, que é altamente nutritiva, mas acaba sendo descartada durante o processamento da farinha. Para falar sobre o assunto, conversamos com a nutricionista Carolina Queiroga (CRN 08101734), da Clínica Joana D’Arc Diniz. Acompanhe:
Também conhecido como germe de trigo, esse é o embrião do grão de trigo. Segundo a nutricionista, ele é removido no processo de refinamento do grão, que será transformado em farinha de trigo. Apesar disso, é considerado uma das partes mais nobres do cereal. É nele que está presente o maior valor nutricional, pois é rico em vitaminas e minerais. Para saber mais sobre as informações nutricionais, veja sua composição:
Vitamina E
Vitamina K
Vitaminas do complexo B
Ferro
Ácido fólico
Cromo
Potássio
Zinco
Cálcio
Fósforo
Selênio
Viu só como o germe de trigo é um alimento repleto de nutrientes? Tudo isso faz com que ele seja uma ótima aposta de ingrediente para ser incluído no seu dia a dia.
10 benefícios do gérmen de trigo para aproveitar
iStock
São inúmeros os benefícios da ingestão do germe de trigo para o organismo. Carolina destaca e explica os seguintes:
Alto teor de fibras: com isso, promove saciedade e ajuda a controlar a compulsão alimentar. Além disso, melhora as funções do intestino e diminui a absorção de gordura e glicose, o que também faz com que seja um coadjuvante na redução e manutenção do peso.
Age na desintoxicação do organismo: contribui para a liberação de toxinas, por isso, ajuda a desintoxicar o corpo, o que reflete nele como um todo.
Melhora o funcionamento do intestino: isso porque o consumo do grão aumenta o bolo fecal e acelera o trânsito intestinal. Essas são funções que ajudam e controlar e reduzir o peso. Além disso, o bom funcionamento do intestino ajuda a manter a pele mais saudável, assim como o couro cabeludo.
Aumenta a massa muscular: devido ao alto teor de proteínas, o grão é indicado para quem quer desenvolver a massa muscular. Isso sem contar que auxilia no combate a fadiga e fraqueza muscular.
Ajuda a combater a anemia: isso porque é uma ótima fonte de ácido fólico e ferro.
Ação antioxidante: como contém uma grande quantidade de vitamina E em sua composição, ajuda a reduzir os danos causados pela ação dos radicais livres e o estresse oxidativo (que provoca o envelhecimento celular), que são prejudiciais ao organismo, e consequentemente, à pele e aos cabelos.
Nutrição para tecido cutâneo e do cabelo: os minerais presentes no germe de trigo auxiliam nessa nutrição, que é necessária para obter a saúde do tecido cutâneo e dos fios de cabelo.
Mantém os níveis de insulina estáveis: por apresentar um alto teor de cromo (mineral que auxilia a regular a fome e a vontade por doces), funciona como um dispositivo que controla a quantidade de açúcar no sangue, mantendo os níveis de insulina estáveis. Logo, atua na resposta glicêmica e insulinêmica, porque também ajuda na redução da absorção de glicose. Por isso, controla e diminui geralmente os níveis de glicose sanguínea.
Auxilia na redução de doenças cardiovasculares: além disso, também participa da função imunológica e da reparação do DNA.
Regula a pressão arterial: isso acontece pela presença do potássio, que contribui para a circulação e também para regular a pressão arterial.
Esses são apenas alguns dos benefícios que o consumo do gérmen de trigo proporciona ao organismo. Mesmo assim, já dá para perceber como ele é um alimento vantajoso, não é mesmo?
Existe contraindicação?
iStock
Como o grão possui glúten em sua composição, seu consumo é contraindicado para pessoas que tenham intolerância à substância e doença celíaca, afirma a nutricionista.
Gérmen de trigo, fibra de trigo e farelo de trigo: qual a diferença?
O gérmen de trigo é o elemento em que o grão se origina e desenvolve e também onde há a maior concentração de nutrientes; por isso, é considerado a parte mais rica do grão. Já a fibra de trigo e o farelo de trigo são sinônimos para a camada externa do grão, obtida através do processo de moagem que ocorre durante a produção de farinha de trigo, explica Carolina.
Como consumir o gérmen de trigo: 8 receitas para testar já
Versátil, o gérmen de trigo pode ser incluído de diferentes maneiras na sua alimentação. Assim, fica fácil variar o cardápio e ainda aproveitar todos os benefícios desse grão. Quer saber como? Então, confira a seleção de receitas que separamos a seguir:
1. Mix de grãos caseiro com gérmen de trigo
Quer deixar suas refeições muito mais nutritivas? Então, chega mais para conferir esse mix que conta com 12 grãos. Dá para adicioná-los ao arroz, sucos, saladas ou qualquer outro prato e bebida que você preferir. Tudo isso sem ter quase nada de trabalho na cozinha.
2. Abobrinhas empanadas com gérmen de trigo
Nessa receita, as abobrinhas são cortadas, passadas em ovos batidos, em gérmen de trigo temperado e, depois, levadas para assar cobertas com queijo parmesão ralado. Sem complicações, esse é um prato que cai bem na hora do petisco, como entrada ou acompanhamento para suas refeições principais.
3. Farofa de gérmen de trigo
iStock
Farofa é aquele tipo de acompanhamento certeiro, seja para servir com o arroz e feijão do dia a dia ou com o churrasco de domingo. Nessa receita, além de contar com o gérmen de trigo, a farofa ainda leva azeitonas e uvas-passas para ficar mais incrementada. Veja o passo a passo para experimentar!
4. Cookies integrais com gérmen de trigo
Seja para comer na sobremesa ou na hora do lanche, um cookie sempre cai bem, não é mesmo? Se for saudável, melhor ainda! Ficou interessada? Então, anote os ingredientes que você vai precisar ter em mãos: gérmen de trigo, farinha de trigo integral, açúcar mascavo, coco ralado, aveia, lecitina de soja, água, óleo e extrato de baunilha.
5. Panqueca fit com gérmen de trigo
Está com pouco tempo na cozinha e quer testar uma receita bem rápida e prática? Então, chega mais para conferir essa panqueca, que é feita apenas com ovo e gérmen de trigo. Além disso, a dica é untar a frigideira com óleo de coco para fritar a sua massa: assim, você evita que ela grude.
6. Quiche de alho-poró vegano com gérmen de trigo
Com uma base crocante e um recheio cremoso, essa receita fica com um contraste de texturas muito interessante. Mas não pense que é só isso, viu? Aqui, o sabor fica simplesmente irresistível. Tudo isso sem usar ingredientes de origem animal.
7. Pastel integral com gérmen de trigo
Outra receita vegana, essa é uma sugestão em que o gérmen de trigo entra em cena no preparo da massa. Já o recheio fica por conta de espinafre e requeijão. Além disso, esse é um pastel que não é supergorduroso, pois é preparado no forno.
8. Pão integral com gérmen de trigo
Para finalizar a lista, um pãozinho curinga para você comer a qualquer momento do seu dia. Saudável, essa receita também é liberada para os veganos, pois não leva ovo nem leite.
É impressionante saber que um alimento tão pequeno conta com tantos benefícios e ainda pode ser usado de diversas maneiras no cardápio, não é mesmo? E se você gosta de incluir novos ingredientes na sua alimentação, saiba mais sobre o trigo sarraceno, uma opção sem glúten e extremamente versátil.
No dia 31 de agosto é celebrado o Dia do Nutricionista. A data é uma homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 1949, e também uma oportunidade para reforçar a importância desse profissional no cuidado com a saúde, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida. Os benefícios de ter orientação...
Seja no café da manhã, na sobremesa ou no lanche da tarde, o açaí agrada a muita gente, principalmente em temporada de altas temperaturas como o verão. O fruto tradicional da região amazônica é um alimento muito versátil e por isso faz tanto sucesso. Apesar do índice calórico de apenas 60 calorias a cada 100...
O pimentão recheado é um prato extremamente versátil, pois cai bem como entrada, acompanhamento e até mesmo como refeição principal. Além disso, a variedade de recheios que você pode escolher é bem ampla. Para melhorar ainda mais, ele pode ser cozido ou assado. Gostou? Então, confira as receitas abaixo e escolha a sua favorita!
1. Pimentão recheado com queijo
Essa é uma receita que leva apenas dois ingredientes: pimentão e gorgonzola. Como esse é um queijo que conta com um sabor marcante, a dica é usar o pimentão amarelo, que é mais suave do que o verde. Além disso, o modo de preparo é simples e o tempo na cozinha é curto. São só vantagens!
2. Pimentão recheado com linguiça
Quer inovar nos acompanhamentos do seu churrasco? Então, vale a pena conferir essa receita. Isso porque o preparo desse prato é na brasa. Aqui, o pimentão escolhido é o vermelho, e o recheio fica por conta de linguiça com queijo coalho, cebola, azeite e parmesão ralado.
3. Pimentão recheado na airfryer
Sobrou arroz e feijão da sua última refeição e você quer dar um novo uso para eles? Aqui, esses ingredientes são usados como recheio para o pimentão, combinados com a tampa do fruto e queijos parmesão e mussarela, além de temperos. Com essa opção, além de reaproveitar alimentos, você ainda gasta pouco tempo na cozinha com o preparo na airfryer.
4. Pimentão recheado na panela
Nessa receita, você começa aprendendo a preparar uma carne moída refogada bem temperadinha. Na sequência, ela é usada para rechear pimentões verdes, que, depois, são cozidos em uma panela com um pouco de água por aproximadamente 35 minutos.
5. Pimentão recheado na churrasqueira
Essa é uma receita bem prática para a hora do churrasco. Aqui, os pimentões são cortados ao meio, recheados com carne moída temperada, mas ainda crua, e vão para dentro da churrasqueira. Descomplicada, essa é uma opção que vai fazer um grande sucesso na sua mesa. Vale a pena conferir todas as dicas no vídeo!
Nessa receita, a ricota amassada é combinada com cream cheese e sal, além de ser temperada com sal e pimenta. Essa mistura é usada para rechear os pimentões, que vão ao forno em um refratário coberto por tomates pelados bem temperadinhos. Veja o modo de preparo detalhado para experimentar na sua casa.
Queijo cottage, mussarela, molho de tomate, sal, ervas e pimenta-do-reino são os ingredientes necessários para preparar o recheio do pimentão. São poucos itens, mas que já garantem uma refeição suculenta. Além disso, essa é uma receita de forno, que deve ser assada por aproximadamente 20 minutos. Confira o passo a passo completo.
Para deixar o arroz cozido bem cremoso, a dica é combiná-lo com requeijão, creme de leite e queijo parmesão. Além disso, mostarda e milho também ajudam a incrementar o preparo. Essa é uma receita simples, mas que já é uma boa pedida para inovar na cozinha. Aprenda como fazer!
9. Pimentão recheado com arroz e ovo
Rápida de ser preparada, essa é uma boa opção para dar um novo uso para a combinação clássica de arroz com ovo. Aqui, o grão é cozido com cenoura e vai para dentro do pimentão já assado. O ovo cru também entra em cena nesse momento. Então, é só levar o prato para assar.
Sardinha refogada com molho de tomate é uma ótima opção de recheio para quem busca um sabor marcante. Mas não é só isso: a cobertura desse prato ainda fica por conta de uma farofinha crocante. Dessa maneira, você consegue um contraste de texturas bem interessante, sem contar o sabor incrível. Vale a pena conferir o passo a passo!
11. Pimentão recheado com frango e queijo
Essa é uma receita em que o pimentão é pré-cozido e recheado com um frango ao molho vermelho com mussarela bem cremoso. Além disso, requeijão e mussarela ajudam a finalizar o prato. Depois disso, ele deve ir ao forno para gratinar por aproximadamente 20 minutos.
12. Pimentão recheado com frango e gorgonzola
Frango desfiado, gorgonzola e mussarela são os ingredientes escolhidos para rechear o pimentão nessa receita. Aqui, o preparo é na airfryer, o que poupa tempo e ainda garante praticidade na cozinha. Sem complicações, você consegue um resultado para lá de saboroso.
Para um sabor irresistível, a dica dessa receita é usar o cordeiro moído e temperá-lo bem. Para isso, a carne é combinada em uma tigela com bacon, cebola, alho, páprica, cominho, canela, sal, pimenta e cheiro-verde. Depois, é só rechear os pimentões e levá-los para assar envoltos por papel alumínio. Veja o modo de preparo detalhado para experimentar!
14. Pimentão recheado com carne moída e queijo
Esse é aquele tipo de receita que não tem segredos e é perfeita para agradar os mais variados paladares. Afinal, pimentão vermelho é recheado com uma carne moída refogada bem temperadinha e coberta com mussarela.
15. Pimentão recheado com carne moída e cheddar
Gostou da ideia de rechear o pimentão com carne moída e queijo, mas não quer usar mussarela? Então, essa receita que leva cheddar e parmesão pode ser uma boa escolha.
16. Pimentão recheado com carne moída e bacon
Bacon é aquele tipo de ingrediente que consegue deixar vários pratos mais gostosos e, com o pimentão recheado, isso não é diferente. Aqui, o embutido é frito na mesma panela em que a carne moída é preparada. Para que ela fique ainda mais suculenta, extrato de tomate também entra em cena. Para fechar com chave de ouro, a dica é usar mussarela.
17. Pimentão recheado com carne moída, queijo e ovo
Pimentão verde, carne moída, tomate, ovo, molho de tomate, mussarela e temperos são os únicos ingredientes usados nessa receita. Mesmo com uma lista de itens curta, você consegue um prato que mescla sabores bem variados. Como o modo de preparo é simples, até mesmo quem não tem experiência na cozinha consegue facilmente um resultado de sucesso.
18. Pimentão recheado com carne moída, queijo e requeijão
Você já deve ter percebido que é comum rechear o pimentão com carne moída. Porém, para ir além, essa receita ainda propõe usar requeijão cremoso e mussarela. Assim, você garante mais sabor ao seu prato, mesmo sem ter muito trabalho extra na cozinha.
19. Pimentão recheado com hambúrguer
Nessa receita, carne moída é temperada e misturada com ovo e pão amanhecido. Essa é a combinação para preparar o hambúrguer, que vai ainda cru para dentro do pimentão. Para aumentar o sabor, molho de tomate, requeijão e queijo também fazem parte do prato.
A última receita da lista é livre de ingredientes de origem animal e vai facilmente conquistar seu paladar. Aqui, a dica é usar arroz com lentilha para o recheio. Como a lentilha deve descansar em água por 8 horas antes de ser cozida, é preciso se preparar com antecedência para testar essa opção.
Agora que você já conferiu todas essas receitas incríveis, é hora de separar as que você mais gostou para testar na sua casa. E se você quiser se aventurar ainda mais na cozinha, veja também como preparar berinjela à parmegiana, um prato italiano bem prático!
A chegada de um bebê na família é algo muito marcante e, por isso, o enxoval é preparado com muito carinho. Um dos itens principais e que não pode faltar nesse momento é uma manta, para aquecer e trazer conforto aos pequenos. A manta de crochê para bebê pode ser uma boa opção. Confira inspirações e também como fazer:
Com lã e agulha, é possível fazer lindas mantas para bebê. Separamos uma seleção de tutoriais para você fazer em casa. Confira abaixo e se inspire para fazer a sua!
Manta de crochê para bebê em ponto baixo e alto
Os pontos baixo e alto são muito simples de fazer, sendo ideal para quem está iniciando no crochê. Para fazer, é preciso 400g de lã, agulha tamanho 6 e uma fita métrica, para medir as correntinhas durante o preparo.
Manta de crochê para bebê com fita
O vídeo mostra passo a passo como fazer cada ponto da manta. Você vai precisar de 4 novelos de lã e agulha número 3. O tutorial mostra detalhadamente como fazer, ideal para quem está começando a aprender.
Manta com ponto conchinha e acabamento em ponto segredo
Além do ponto conchinha em relevo, você também aprenderá o ponto barrado e o ponto segredo. Utiliza-se aproximadamente 10 novelos de 40g e agulha de crochê número 2,5.
Manta com aplique de ursa para bebê
Para a base da manta, utilize lãs especiais para bebê. Já para o aplique de ursa, é possível usar qualquer tipo de lã. A agulha utilizada é a de número 3,5. Para decorar, use lacinhos em fita e pérolas.
Manta com barrado em ponto segredo
Essa manta é feita com pontos bem fechados. Já o barrado é feito em ponto segredo. Para fazer, você vai precisar de 2 novelos de lã para a manta e meio novelo para o barrado.
Lembre-se de sempre utilizar lã especial para bebê, pois as comuns podem causar alergias e irritações na pele de crianças.
50 fotos de manta de crochê para bebê que são cheias de ternura
Depois de aprender a fazer, que tal se inspirar com algumas fotos? A seguir, confira imagens que vão encher seu coração de ternura e te inspirar a fazer.