quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Bolo de pote funcional: confira os benefícios e duas receitas práticas

Sobremesas, doces, guloseimas e todos os alimentos considerados “porcarias” pelos médicos e nutricionistas estão presentes na vida de muitas pessoas, embora a busca por uma dieta balanceada e saudável seja cada vez maior. Por esse motivo, algumas alternativas como o bolo de pote feito com ingredientes funcionais podem ser ótimas opções para acompanhar uma refeição ou para um lanche da tarde.

+ Conheça aqui o seu próximo desafio na corrida de rua!

A nutricionista Gabriela Cilla explica que os alimentos funcionais são aqueles que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. “Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras”, comenta.

Os alimentos como a linhaça, são ricos em gorduras insaturadas, ou seja, são benéficos para a saúde cardiovascular; pode auxiliar na diminuição do colesterol ruim e auxilia no tratamento de dislipidemia como pressão alta e diabetes.

A semente de chia é ótima e pode auxiliar no aumento de gorduras boas no corpo, como nosso HDL. Além de ser a única semente rica em ômega-3 que ajuda no combate de radicais livres, potenciais carcinogênicos.A aveia, fonte de betaglucana, que cuida da saúde cardiovascular, favorece o aumento do colesterol bom e trata o índice glicêmico, causando mais saciedade.

Quando consumir?

A nutricionista indica que os bolos podem ser consumidos em todos os momentos do dia, isso por serem estratégicos – devido aos ingredientes que favorecem o organismo em todos os momentos – assim como lanches e ceias. Não são indicados apenas para serem trocados por grandes refeições, como almoço e jantar.

Não existe contraindicação, a não ser que o paciente/consumidor possua algum tipo de alergia ou intolerância.
É interessante que haja uma variedade desses ingredientes, não consumindo os mesmos todos os dias, pois assim o corpo consegue uma maior oxidação e uma melhor absorção de vários tipos alimentares.

Receitas práticas de bolo de pote

Bolo de pote funcional: confira os benefícios e duas receitas práticas

Foto: Divulgação

Bolo de pote com batata doce e pasta de amendoim

Ingredientes

– ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral;
– 2 colheres de sopa de aveia em pó;
– 200 ml de leite de coco;
– 1 colher de sopa de farinha de linhaça;
– 3 ovos;
– ½ xícara de açúcar demerara ou mascavo;
– 350g de batata doce crua;
– 2 colheres de tâmara;
– ¼ xícara (chá) de óleo;
– 1 colher (sopa) de fermento.

Modo de preparo

Primeiramente, pique a batata doce em pedaços pequenos para facilitar o preparo. Reserve. Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos o fermento) até obter uma massa cremosa. Por fim, adicione o fermento e mexa com uma colher delicadamente. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada, e leve ao forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos. Para a montagem, intercale a massa de bolo com uma colher de chá de pasta de amendoim com pedaços de amendoim. Dessa forma obteremos pequenas camadas com massa e “recheio”.

+ Conheça aqui a Transformers Run 2020!

Bolo de cenoura funcional

Ingredientes

Massa:
– 2 cenoura médias;
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral;
– 1 colher de sopa de chia ;
– 3 Ovos;
– 1 xícara (chá) de açúcar mascavo;
– ½ xícara (chá) de azeite de oliva;
– 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Recheio:
– 300 gr de chocolate amargo 70%;
– ¼ de xícara de leite de amêndoa.

Modo de preparo

Misture primeiro o fermento junto a farinha, reserve. Bata as cenouras, o azeite, os ovos e o açúcar mascavo, por cerca de 5 minutos em um liquidificador, depois misture junto com a mistura de farinha e a chia. Despeje a massa dentro de uma forma untada e enfarinhada. Asse em forno preaquecido por 40 minutos ou até que de certo o teste do palito. Espere esfriar, desenforme e corte em pedaços. Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas junto com o leite. Depois é só misturar bem. Coloque uma camada de bolo, depois uma de recheio, outra de bolo e agora cubra com uma cobertura de sua preferencia.

*Fonte: Dra. Gabriela Cilla (CRN3 – 47281), nutricionista clínica, funcional e esportiva da Clínica NutriCilla.

The post Bolo de pote funcional: confira os benefícios e duas receitas práticas appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.


Bolo de pote funcional: confira os benefícios e duas receitas práticas publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário