quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Já sofreu com bico de papagaio? Descubra a causa do problema

Esporões ósseos, ou osteófitos, são projeções ósseas que se formam ao longo das articulações e são frequentemente vistas em condições como a artrite e artrose. O bico de papagaio, popularmente chamado, pode causar dor e são amplamente responsáveis por limitações no movimento articular.

Como é formado o bico de papagaio?

Espinhos ósseos podem se formar quando o corpo responde a uma anormalidade de sobrecarga ou doença ao redor de uma articulação. A causa mais comum é a osteoartrite, uma artropatia degenerativa na qual a cartilagem normal ao redor de uma articulação é gradualmente desgastada.

+ Conheça aqui o seu próximo desafio na corrida de rua!

À medida que a cartilagem protetora se esgota e o osso se torna cada vez mais exposto, o corpo responderá com inflamação e mudanças nas estruturas ao redor das articulações. Os ligamentos vão engrossar e depósitos de cálcio irão gradualmente se formar em torno do crescimento de novos ossos. Este novo crescimento ósseo é o que nos referimos a um estímulo que também pode ser causado por excessos, onde a resposta à essa hipersolicitação é a formação de uma espícula.

Já sofreu com bico de papagaio? Descubra a causa do problema

Já sofreu com bico de papagaio? Descubra a causa do problema – Foto: Adobe Stock

A formação de esporas pode ser considerada como o esforço do corpo para aumentar a área de superfície de uma articulação exposta – uma medida de proteção para melhor distribuir qualquer impacto ou força que possa ser aplicada a essa articulação. Infelizmente, ele tende a ter o efeito oposto, restringindo a mobilidade articular ao mesmo tempo em que pode comprimir os nervos e outros tecidos que atendem essa articulação.

Esporões ósseos também são comuns em uma doença não-inflamatória chamada hiperostose esquelética idiopatia difusa (DISH). Embora a causa da DISH seja desconhecida, 80% das pessoas diagnosticadas experimentam dor e rigidez como resultado da formação de esporões ao longo da coluna vertebral. Onde chamamos de bico de papagaio.

Os osteófitos não devem ser confundidos com entesófitos, projeções ósseas que se formam na fixação de um tendão ou ligamento. Que são formados por hipersolicitação mecânica e atividades físicas/esportes que fazem uma tração excessiva de um osso gerando como resposta também o deposito de cálcio e consequentemente a formação de um bico muito similar, mas não na articulação.

Sintomas

Em muitos casos, um esporão ósseo não causa nenhuma dor ou problema. Mesmo nos casos em que há dor, ela pode não ser causada pelo próprio estímulo, mas sim pela condição subjacente (artrite, doença, degeneração).

Espinhos ósseos que se formam ao longo da coluna podem resultar em um impacto onde o nervo é comprimido pelo crescimento excessivo dos ossos. Nesse caso, pode haver dor em várias partes do corpo, dependendo da linha nervosa afetada. Pode causar dor nas pernas ou nos braços, bem como dormência e uma sensação neurológica de alfinetes e agulhas nos pés ou nas mãos.

A formação de osteófito por exemplo nas articulações dos dedos (denominados nódulos de Heberden e nódulos de Bouchard) não só causam o inchaço típico associado à artrite, mas limita seriamente a destreza das mãos e dos dedos. A dor geralmente ocorre durante os estágios iniciais da artrite (geralmente na meia-idade) e tende a diminuir mais tarde. Mas todas as articulações do corpo estão sujeitas a essa formação, assim como acontece muito nos pés de jogadores de futebol, corredores e bailarinas (síndrome do impacto).

+ Seja um Ironman você também! Conheça todas as etapas aqui!

Tratamento

Embora os ossos não sejam problemáticos, eles são indicativos de um problema subjacente que pode precisar de tratamento. As alterações no crescimento ósseo são frequentemente documentadas, com exames de imagem, para ajudar a monitorar e gerenciar a gravidade de doenças degenerativas, como a artrite. Se houver dor, um anti-inflamatório pode ser prescrito mas o ideal é tratar a causa.

Há raras circunstâncias em que um esporão ósseo pode ser removido, principalmente se um crescimento afetar seriamente a capacidade de mobilizar a articulação ou andar. No entanto, a maioria desses osteófito retornará, a menos que o problema de base seja de alguma forma resolvido.

Às vezes, esporões ósseos ao redor dos dedos das mãos ou dos pés (como acontece com o hallux rígidus do dedão do pé) podem ser removidos para melhorar o movimento e reduzir a dor. Além disso, tem havido recente interesse na cirurgia de quadril artroscópica sobre a remoção de esporões ósseos ao redor da articulação do quadril, uma condição denominada impacto femoracetabular. Em algumas pessoas, a remoção desses esporões ósseos pode ajudar a aliviar os movimentos dolorosos da articulação afetada. Muitas vezes, quando as pessoas têm uma cirurgia artroscópica no ombro, como no caso de um reparo do manguito rotador, elas terão um esporão ósseo retirado do manguito rotador, um procedimento realizado com uma descompressão subacromial.

Portanto, osteófito podem ser um sinal de dano ou alteração degenerativa dentro da articulação. Os esporões ósseos também podem ser uma fonte de dor e deformidade. Dito isto, o gerenciamento de uma saliência óssea requer tratar a condição prévia da pessoa, o que eu sempre digo: cada caso tem que ser avaliado individualmente, e ir na causa.

Em esportistas: analisar os fatores extrínsecos de sobrecarga como treinamento excessivo, excesso de impacto ou gesto esportivo com alteração biomecânica, e os intrínsecos que muitas vezes cursam com alterações metabólicas e degenerativas. E Corrigi-los! Simplesmente remover um esporão ósseo é muitas vezes uma solução de curto prazo, que provavelmente irá recidivar. Existem algumas situações específicas em que o cirurgião pode remover a espícula, mas é provável que, com o tempo, sua condição retorne.

The post Já sofreu com bico de papagaio? Descubra a causa do problema appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.


Já sofreu com bico de papagaio? Descubra a causa do problema publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário