A "quebra" é um termo comum entre os praticantes da corrida, mas afinal o que ele significa e por que ocorre? A quebra é uma perda de rendimento que pode ocorrer por razões físicas e psicológicas em qualquer momento de uma competição ou treinamento. O Webrun preparou um especial dividido em duas partes para enumerar as causas desse momento frustrante. Confira a segunda parte:
Ambiente, barulho, relação com a equipe e problemas familiares: esses são alguns dos infinitos fatores que podem atrapalhar o rendimento de um atleta durante uma competição. A quebra também pode ser consequência de uma lesão física e pode significar resultados abaixo do esperado nas próximas competições.
De acordo com o psicólogo Rogério Alonso, independente de onde vem a pressão, ela sempre existe, tanto para corredores iniciantes quanto para profissionais. Existe a mídia, torcida, dirigentes, adversários, instalações, treinador, família, além do próprio atleta que, muitas vezes, se cobra mais do que o seu psicológico aguenta, explica.
Ansiedade - Alonso afirma que a palavra chave que desencadeia a quebra é ansiedade. Seja de onde vier, a pressão gera ansiedade. Isso faz com que o resultado nem sempre seja alcançado, fala.
Ser ultrapassado - Acompanhar as primeiras passadas do pelotão e ser deixado para trás é algo que acontece, mas nem sempre é interpretado por todos da mesma forma. Preparar-se para uma prova e assistir aos demais competidores fazerem a ultrapassagem com facilidade, pode ser um estresse físico e mental.
Segundo o fisiologista do exercício e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Paulo Roberto Correia, não conseguir atingir o mesmo ritmo dos adversários pode ser um problema duplo. "Além do atleta ter uma quebra psicológica, ele tentará correr acima do seu limite para fazer a ultrapassagem, sofrendo lesões físicas, explica.
Debaixo das asas - Rogério Alonso também explica que existe uma proximidade muito grande entre técnico e atleta, como uma relação familiar. A pressão é grande como quando um filho não quer decepcionar um pai. É muito desgastante para ambos, mas o atleta sente que tudo está em suas mãos, afirma.
Equipe culpada - Muitas vezes, ao invés de ajudar o esportista a se superar, a equipe acaba se preocupando em procurar os culpados. Apontar as falhas do nutricionista, psicólogo, cardiologista e técnico é extremamente estressante para o competidor, que não vai melhorar seu rendimento, diz Alonso.
O psicólogo ainda diz que uma maneira de melhorar a situação seria a conversa. Sentar-se por alguns minutos sozinho para analisar qual foi o erro e depois cobrar da equipe melhoras e descobrir o que ela acha que precisa ser melhorado funciona muito melhor e faz com que o atleta perceba o se próprio corpo, ressalta.
The post Conheça os fatores psicológicos que levam à perda de rendimento na prova appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.
Conheça os fatores psicológicos que levam à perda de rendimento na prova publicado primeiro em http://www.webrun.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário