quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Pratica esportes de impacto? Veja como não romper o tendão de Aquiles

Romper o tendão de Aquiles (calcanhar) afeta a parte de trás da perna e ocorre mais comumente em pessoas que praticam esportes de impacto. A lesão é geralmente seguida por dor extrema e uma incapacidade de utilizar parte da perna, até mesmo para andar. Pode ocorrer desde um simples estiramento, passando pela lesão parcial ou total.

Qualquer uma delas é debilitante e, se você for correr, ficar na ponta dos pés ou jogar qualquer tipo de esporte, vai ter dificuldade. A boa notícia, porém, é que você pode fazer uma série de coisas para tentar evitar essas lesões.

+ Confira o seu calendário completo de corridas de rua!

SINAIS E SINTOMAS

Dor e inchaço perto do seu calcanhar, acompanhados ou não de hematoma são comuns. Ocorre uma incapacidade de dobrar o pé para baixo ou “empurrar” a perna no impulso da marcha, ou até mesmo ficar na ponta dos pés. Um som de estalo ou rotura, também conhecido como sinal da pedrada normalmente acontece quando ocorre a lesão. Portanto, o indicado é consultar imediatamente um ortopedista se você sentir qualquer um desses sinais ou sintomas para ser avaliado.

Pratica esportes de impacto? Veja como não romper o tendão de Aquiles

Foto: AdobeStock

CAUSAS

A lesão geralmente ocorre na região do tendão que é menos vascularizada, localizada a 4 ou 5 cm do ponto em que se liga ao osso do calcanhar. Este local pode estar predisposto à ruptura porque fica com menor fluxo de sangue, o que pode prejudicar a sua capacidade de cicatrizar. As lesões muitas vezes são causadas por um aumento repentino na quantidade de estresse no tendão de Aquiles, algumas doenças e medicamentos, ou a própria degeneração. Exemplos comuns incluem o aumento da intensidade nos treinos, pisar em um buraco, ou torção e fraqueza muscular ou degeneração no tendão.

FATORES DE RISCO

– A idade média para romper o tendão de Aquiles é de 30 a 40 anos;
– Cinco vezes mais provável de ocorrer em homens;
– Ocorrem com mais frequência em esportes que envolvem corrida, salto, arranques e paradas repentinas;
– Infiltração com corticoide, para reduzir a dor e inflamação, pode enfraquecer os tendões e tem sido associada com romper o tendão de Aquiles quando realizada mais de três vezes por ano;
– Certos antibióticos como fluoroquinolonas, como a ciprofloxacina (Cipro) ou levofloxacina (Levaquin), aumentam o risco de ruptura.

Durante o exame físico, o médico irá inspecionar a perna. Em muitos casos, podemos sentir uma lacuna (gap) em seu tendão se uma ruptura completa ocorreu. O médico também pode pedir-lhe para se ajoelhar em uma cadeira ou deitar e vai apertar o seu músculo da panturrilha, para ver se o seu pé automaticamente flete. Se isso não acontecer, você provavelmente ter rompido o tendão de Aquiles.

Pratica esportes de impacto? Veja como não romper o tendão de Aquiles

Se existir alguma dúvida sobre a extensão da lesão no tendão – se é total ou parcialmente rompido – o médico pode pedir um exame de ressonância magnética (RNM) ou ultrassonografia (US).

TRATAMENTOS

O melhor tratamento para a lesão vai depender de sua idade, nível de atividade e da gravidade da lesão. Em geral, pessoas mais jovens e mais ativas, muitas vezes optam pela cirurgia para reparar uma ruptura completa, enquanto as mais velhas são mais propensas a optar por tratamentos não cirúrgicos. Estudos recentes, têm demonstrado eficácia na gestão tanto operatória, quanto na não cirúrgica.

+ Inscreva-se aqui para a Maratona do Rio 2020!

REABILITAÇÃO

Após o tratamento, cirúrgico ou não cirúrgico, o lesionado irá passar por uma reabilitação que envolve exercícios de fisioterapia para fortalecer os músculos das pernas e do tendão de Aquiles. A maioria das pessoas voltam ao seu nível anterior de atividade, em média, de quatro a seis meses.

PREVENÇÃO

Para reduzir a chance de desenvolver problemas de tendão de Aquiles, é importante seguir estas dicas:

– Alongar e fortalecer os músculos da panturrilha;
– Não saltar durante uma corrida sem estar devidamente aquecido;
– Fortalecimento e exercícios também ajudam os músculos e tendões a absorverem mais força;
– Varie os exercícios. Alternando esportes de alto impacto, como a corrida, com esportes de baixo impacto, como caminhadas, andar de bicicleta ou nadar. Evite atividades que colocam o estresse excessivo nos tendões de Aquiles, tais como subidas e pular durante as atividades;
– Escolha as superfícies com cuidado. Evite ou limite a correr em superfícies duras, irregulares ou escorregadias;
– Vista-se adequadamente para o tempo frio e use tênis com boa absorção de impacto;
– Aumente a intensidade do treino lentamente. Lesões do tendão de Aquiles comumente ocorrem depois que uma pessoa aumenta repentinamente os treinos. Aumente a distância, duração e frequência de sua formação, não mais do que 10% a cada semana.

The post Pratica esportes de impacto? Veja como não romper o tendão de Aquiles appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.


Pratica esportes de impacto? Veja como não romper o tendão de Aquiles publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário