Brigid Kosgei, queniana de 25 anos, estabeleceu a melhor marca feminina na meia maratona de todos os tempos. No último domingo (8), a corredora cruzou a marca dos 21 Km em 1h04min28s na Great North Run, prova realizada no Reino Unido.
+ Confira o seu calendário completo de corridas de rua!
Apesar da prova não ser considerada para o recorde mundial, o tempo da queniana superou o recorde da compatriota Joyciline Jepkosgei estabelecido em Valência, em 2017. A melhor marca, até então, era de 1h04min51s, 23 segundos atrás do tempo de Brigid. A jovem de 25 anos tinha como melhor tempo na meia maratona um tempo de 1h05min28s, alcançado em março, no Bahrein.
O tempo da vencedora superou em mais de 3 minutos as rivais em um dia brilhante e ensolarado em Tyneside. Magdalyne Masai, com 1h07min36s, Linet Masai, com 1h07min44s e Mary Keitany, com 1h07min58s, terminaram em segundo, terceiro e quarto, respectivamente. Charlotte Purdue se destacou no quinto lugar com 1h08min10s, se tornando a 3ª britânica mais rápida da história nos 21K.
A queniana aproveitou o percurso, se soltou desde o início e conquistou uma grande vantagem nos quilômetros iniciais. Ela passou 5 km em 15min39s e 10 km em 30min53s, enquanto se afastava das concorrentes.
A queniana nas maratonas
Nas Majors, o desempenho da atleta também surpreendeu nos últimos dois anos. Kosgei venceu as maratonas de Chicago em 2018 e de Londres, em abril deste ano. Em Chicago, no ano de 2017, foi vice-campeã, assim como em Londres 2018. A atleta parece estar ainda mais forte do que em abril, enquanto se prepara para a maratona de Chicago, que acontecerá daqui cinco semanas.
Em entrevista a Athletics Weekly, Kosgei disse “Eu não esperava correr um tempo recorde. Eu apenas tentei o meu melhor, foi tudo. Me se senti ótima o tempo todo, e isso é um bom presságio para a minha próxima maratona. Hoje foi uma ótima preparação para Chicago.
The post Queniana faz melhor tempo feminino nos 21k da história appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.
Queniana faz melhor tempo feminino nos 21k da história publicado primeiro em http://www.webrun.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário