sábado, 22 de fevereiro de 2020

Bacalhau com natas: o melhor da culinária portuguesa na sua cozinha

Diz a lenda que a colomba pascal, lá na antiguidade, foi responsável pelo fim de uma guerra. Isso porque o seu formato de pomba carrega uma mensagem de paz e, por isso, o doce se tornou popular na Páscoa, quando os cristãos comemoram a ressurreição de Jesus após a crucificação no calvário.

E para se livrar dos alimentos industrializados e, acima de tudo, celebrar essa data com louvor, você pode aprender a preparar uma colomba pascal bem doce e fofinha aí na sua casa.

1. Colomba pascal clássica

Farinha de trigo, açúcar, manteiga, frutas cristalizadas, uvas-passas, rum, gemas de ovo, essência de laranja, água, sal e fermento. Esses são os ingredientes da massa que promete ficar superfofinha! Pra ficar ainda melhor, o doce leva uma cobertura à base de farinha de rosca, açúcar de confeiteiro, claras e essência de amêndoa. Para saber como fazer, confira a receita completa.

2. Colomba pascal com gotas de chocolate e paçoca

Já imaginou misturar gotas de chocolate na massa da sua colomba pascal e incrementá-la com uma cobertura de paçoca? Com essa receita, é possível! A massa fica bem úmida e a cobertura vem com aquela crocância que vai fazer você se esquecer dos ovos de Páscoa. Veja a lista de ingredientes.

3. Colomba pascal trufada

iStock

Uma opção bem fácil que usa uma colomba já pronta que você pode comprar no mercado. A mágica acontece porque você precisa preparar um recheio cremoso com chocolate meio amargo, creme de leite, essência de rum e mel. Em seguida, é só cortar a tampa da colomba, abrir uma cavidade na massa, despejar uma parte do chocolate e cobrir novamente! Pra finalizar, uma cobertura com o chocolate e castanhas picadas. Saiba mais detalhes!

4. Colomba pascal trufada de maracujá

Essa receita é bem parecida com a anterior, mas com a diferença no sabor da trufa. Ela é feita com chocolate branco, suco de maracujá bem concentrado, creme de leite e rum. No vídeo, você vai ver direitinho como fazer a montagem.

5. Colomba pascal sem glúten e sem lactose

Para preparar essa colomba especial para os celíacos ou para quem sofre com a lactose, tenha em mãos ovos, essência de laranja, óleo de girassol, açúcar demerara, raspas de limão, noz-moscada, sal, leite de coco, farinha de arroz, aveia sem glúten, polvilho doce, fermento biológico e goma xantana. Para trazer um gostinho especial, adicione mix de castanhas e gotas de chocolate 70% cacau. Hmm… dá pra sentir o cheirinho daqui!

6. Minicolomba pascal

Leia também: 10 receitas de colomba pascal para uma Páscoa mais alegre 297609

Quer inovar na celebração de Páscoa? Presenteie seus familiares e amigos com essas colombas pequeninas e individuais. O preparo é bem parecido com os demais, basta dividir a massa em forminhas para muffins. Confira o modo de preparo.

7. Colomba pascal com frutas cristalizadas

Os diferentões que preferem frutas cristalizadas a chocolate podem ser contemplados com essa colomba pascal bem macia! A dica master aqui é aproveitar bem os ingredientes: use 4 gemas e 1 ovo inteiro. Assista ao passo a passo e veja como é fácil!

8. Colomba pascal com cobertura de chocolate e nozes

Para essa receita, você precisa de um total de 200 g de chocolate preto, sendo uma metade para o recheio e a outra para a cobertura. Ainda, pique algumas nozes para incrementar a cobertura e tenha um mix de texturas que vai ficar na memória até o Natal!

9. Colomba pascal vegana

Ei, vegana… achou que atirou pedras na cruz porque não aparecia nenhuma opção pra você? Achou errado! Essa colomba pascal é totalmente livre de produtos de origem animal e a promessa é de uma massa beeeem macia. Até aquele amigo que te critica vai querer comer, viu?

10. Flan de colomba pascal

Pra finalizar, um flan feito com a colomba pascal que sobrou ou que ficou mais barata no mercado depois da Páscoa. Além dela, tenha em mãos iogurte natural, creme de leite, mel, gelatina sem sabor e hidratada, açúcar, água e uvas-passas. Veja o passo a passo e saiba preparar essa sobremesa diferentona!

A Páscoa pode ficar ainda mais doce, harmoniosa e alegre com essas receitas, não acha? E se você quiser manter viva a tradição, saiba preparar um delicioso ovo de Páscoa para saborear ou presentear!

O post Bacalhau com natas: o melhor da culinária portuguesa na sua cozinha apareceu primeiro em Dicas de Mulher.


Bacalhau com natas: o melhor da culinária portuguesa na sua cozinha publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário