quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Conheça sintomas da inflamação do púbis, ou sinfisite púbica

A sinfisite púbica, ou pubeíte, ou ainda osteíte púbica, é uma inflamação que ocorre na sínfise do púbis (uma articulação semimóvel que une o púbis formando a bacia) na região da origem dos músculos adutores da coxa (que movimentam as coxas para o centro do corpo). Ocorre logo em sua borda lateral e na inserção do músculo reto do abdome, localizado na porção superior desta articulação.

púbis

Foto: Adobe Stock

Muito comum em jogadores de futebol e corredores, a lesão ocorre pelo desequilíbrio de força entre estes grupos musculares mencionados: os adutores tracionando a sínfise para o lado e o reto abdominal tracionando-a para cima. Quando um grupo muscular se encontra demasiadamente mais forte que o outro, a diferença de forças gera um desgaste local, seguido do processo inflamatório e, consequentemente, o quadro clínico já bem conhecido: dor à palpação da sínfise.

+ Não perca nenhuma! O seu calendário completo de corridas de rua está aqui!

As consequências da inflamação no púbis

Também ocorre desconforto no momento em que o grupo muscular dos adutores e do reto abdominal são exigidos, além da incapacidade de desenvolver a atividade física sem dor. O tratamento é composto de medidas fisioterápicas como analgesia e terapia com movimentos. Também são recomendados exercícios de fortalecimento muscular para o reequilíbrio da região e alongamento das estruturas envolvidas. Compressas de gelo também podem ser utilizadas.

púbis

A região do reto abdominal acaba prejudicada com essa lesão (foto: Användare:Chrizz/ Licença Creative Commons)

O exame físico é muito característico e pode fechar o diagnóstico, mas a confirmação através de exames de imagem como a ressonância magnética também é utilizada. O tratamento conservador através de sessões de fisioterapia é longo e no caso de falha do mesmo, a opção cirúrgica pode ser considerada.

+ Veja como se inscrever para a Asics Golden Run aqui!

Este texto foi escrito por: Dr. José Marques Neto

The post Conheça sintomas da inflamação do púbis, ou sinfisite púbica appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.


Conheça sintomas da inflamação do púbis, ou sinfisite púbica publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário