quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Correr para curar ressaca ou curar a ressaca para correr?

curar ressaca Foto: Michael Traitov/ Fotolia

Correr para curar ressaca ou curar a ressaca para correr? – Foto: Michael Traitov/ Fotolia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool no Brasil é superior à média mundial. Até os mais atletas dão uma exageradinha na bebida de vez em quando e acabam sofrendo com a ressaca e seus sintomas de dor cabeça, enjoos e desidratação, principalmente após os dias de folia durante o carnaval. Mas o que fazer para voltar a correr logo? Será que a corrida pode ajudar a curar ressaca?

Como o álcool age no corpo?

“O álcool na verdade é um carboidrato, ele tem uma série de efeitos, tudo depende da quantidade em que é ingerido. Então se você for pensar antes de correr, não há benefícios que o álcool possa trazer, muito pelo contrário, ele só tende a comprometer o desempenho físico e gerar uma possível desidratação. Os efeitos vão depender da quantidade, tipo de bebida alcoólica – algumas são mais fortes que outras – e da suscetibilidade do indivíduo para esses efeitos no organismo”, explica o fisiologista do esporte da Midway Lab, Dr. Turíbio Leite de Barros.

Como curar ressaca?

Não há métodos 100% eficazes, o que a pessoa pode fazer é se alimentar bem e acima de tudo se reidratar. “O ideal é fazer uma alimentação leve e ingerir água e sucos de frutas, essenciais para hidratar e nutrir o corpo”, explica Fabiana Nogueira, nutricionista do Hospital e Maternidade Madre Theodora, de Campinas (SP).

Inscreva-se para a Corrida e Caminhada Kolbiana!

Correr para curar a ressaca ou curar a ressaca para correr?

“A questão de correr para curar a ressaca depende muito do tipo de ressaca que a pessoa está, se além do álcool, ela estiver associada a um desgaste físico, sem dúvidas, a melhor coisa é o repouso e a hidratação, porque se a pessoa correr assim, ela vai perder ainda mais líquido do corpo, se desidratando mais. Então correr quando se está de ressaca, não é a melhor ideia, é preciso se recuperar primeiro”, afirma o fisiologista do esporte.

Receita de suco hidratante

A nutricionista indicou uma receita de suco que pode ajudar a se hidratar nesse pós-carnaval.

Ingredientes:

– 300 ml de água de coco;
– 2 fatias médias de abacaxi;
– 4 folhas de hortelã;
– Suco de meio limão.

Modo de preparo: bata os ingredientes no liquidificador. Se preferir, coe. Para ficar mais refrescante, junte algumas pedras de gelo. O suco pode ser consumido em até oito horas após o preparo.

The post Correr para curar ressaca ou curar a ressaca para correr? appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.


Correr para curar ressaca ou curar a ressaca para correr? publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário