quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Como os antioxidantes podem auxiliar na prática de atividades físicas

Para se ter um estilo de vida saudável é preciso manter uma relação equilibrada entre a prática de exercícios e a reposição de nutrientes, seja pela alimentação ou suplementação. Isto porque, ambas se complementam e geram diversos benefícios para o corpo. Tanto os atletas amadores quanto os profissionais podem ter uma melhora nos resultados ao contar com a reposição de antioxidantes, é o que comenta a nutricionista e consultora da New Millen, Karla Maciel.

+ Não perca nenhuma! Seu calendário completo de corridas está aqui!

A nutricionista explica que o esporte de alta intensidade pode provocar danos celulares e potencializar a produção de radicais livres, que são responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Alguns estudos até mostram a importância da produção dos radicais livres para a ativação de vias relacionadas ao metabolismo proteico e energético. No entanto, Karla alerta que quando ocorre um desequilíbrio no sistema de defesa, o processo de estresse oxidativo se torna prejudicial para a saúde e desempenho do atleta.

Conheça o papel dos antioxidantes na prática esportiva

Foto: Adobe Stock

A suplementação de antioxidantes

Nos esportes de maior intensidade e frequência de treinamento, além de uma dieta equilibrada em termos de alimentos ricos em nutrientes, a suplementação pontual de compostos antioxidantes pode ser uma opção vantajosa para atenuar o estresse oxidativo e prevenir lesões e danos musculares, recomenda a nutricionista.

Um recente estudo (Takami et al. 2019) investigou o efeito da ingestão de antioxidantes no treinamento físico e no metabolismo energético de um grupo de jovens. Todos realizaram treinamento três vezes por semana, durante quatro semanas. Dentre os compostos avaliados, destaca-se a astaxantina, um carotenoide com capacidade antioxidante superior aos demais. Os resultados mostraram a relação positiva do aumento e melhora dos resultados esportivos no grupo que contou com a suplementação do antioxidante.

Uma opção de antioxidante recomendado por Karla é o Antiox, da New Millen. Ele é um suplemento inovador, formulado com astaxantina, zeaxantina, alfatocoferol e selênio. O Antiox é indicado para proteção celular, fotoproteção, fortalecimento do sistema imunológico, ação anti-inflamatória, eficácia na saúde ocular e prevenção de danos causados à pele. Na prática esportiva, pode contribuir com a recuperação e prevenção de lesões decorrentes do alto estresse oxidativo, especialmente entre atletas de alto rendimento.

*Fonte: Karla Maciel, nutricionista e consultora da New Millen.

The post Como os antioxidantes podem auxiliar na prática de atividades físicas appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.


Como os antioxidantes podem auxiliar na prática de atividades físicas publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário