quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Chá anti-inflamatório: 10 alternativas quentinhas para o alívio da dor

A goiaba é bastante conhecida e também consumida pelos brasileiros. Mas você sabia que a folha da goiabeira pode proporcionar diversos benefícios à saúde se for utilizada de forma correta? Isso mesmo, podemos preparar o chá de folha de goiaba e aproveitar todas as suas propriedades.

Para saber tudo sobre esse assunto, nós conversamos com Ademar Menezes Junior, engenheiro agrônomo e consultor da Oficina de Ervas. A seguir, confira as principais vantagens de consumir esse chá:

4 benefícios do chá de folha de goiaba

Assim como qualquer outra planta medicinal, é muito importante que você faça o uso correto do chá de folha de goiaba. Por isso, selecionamos para você em quais situações essa bebida pode ser utilizada.

  1. Chá de folha de goiaba para diarreia: o chá das folhas da goiabeira, principalmente os brotos, são ricos em taninos, uma classe de substâncias químicas com ação adstringente. Além dessa atuação adstringente, o chá também auxilia no combate de possíveis infecções intestinais.
  2. Chá de folha de goiaba para feridas: fazer banhos ou compressas em feridas com o chá de folhas de goiaba contribui na cicatrização, além de possuir ação antisséptica.
  3. Chá de folha de goiaba para infecção na boca ou garganta: se existir alguma infecção ou ferida nessas regiões, o bochecho com o chá irá ajudar muito.
  4. Chá de folha de goiaba para problemas estomacais: alguns estudos indicam que a bebida também pode ser eficaz para combater úlcera e gastrite.

Embora apresente diversas vantagens, o chá da folha de goiaba (como qualquer outro chá) deve ser tomado de forma adequada, e nunca em excesso. Para uma avaliação segura da sua saúde, lembre-se sempre de ter o acompanhamento de um profissional da área médica.

Leia também: Chá de alface pode ser aliado para o sono e no combate à ansiedade 281299

Como fazer chá de folha de goiaba

iStock

É bem prático preparar essa bebida e ela pode ser feita no conforto da sua casa. Ademar Menezes Junior, da Oficina de Ervas, indica este passo a passo:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de goiaba secas rasuradas (partida em pedaços menores)
  • 500 ml de água

Modo de preparo

  1. Coloque a água para esquentar. Antes de levantar fervura, adicione as ervas e misture bem;
  2. Desligue o fogo e tampe;
  3. Deixe em infusão de 10 a 15 minutos e o chá já está pronto para ser utilizado.

E aqui vai uma recomendação: o fato de adoçar o chá não elimina seus princípios ativos. No entanto, tente não utilizar o açúcar, para evitar o seu consumo exagerado. Se você quiser dar um sabor a mais à bebida, pode optar por adicionar frutas, como o limão.

Especialista esclarece dúvidas sobre o chá de folha de goiaba

Basta fazer uma rápida busca pela internet para encontrar inúmeros benefícios do chá da folha de goiaba. Mas será que tudo o que lemos é verdade? Certifique-se de que a fonte é segura e faça o uso dessa bebida adequadamente. Sendo assim, para que você entenda melhor, fizemos algumas perguntas para o especialista:

O chá de folha de goiaba é bom para o cabelo? Embora essa prática de fazer o chá e aplicar nos fios tenha se propagado, o engenheiro agrônomo informa que os estudos científicos já divulgaram várias vantagens da bebida, mas não especificamente sobre o uso do chá da folha de goiaba para queda de cabelo.

Bebês podem tomá-lo? Não é recomendado. Na verdade, o ideal é que bebês de até seis meses de idade só consumam o leite materno. Depois desse tempo, eles devem consumir outros alimentos de acordo com a orientação do pediatra.

Leia também: 15 benefícios do mel que vão te fazer enxergá-lo com outros olhos 281299

O chá pode ser consumido por crianças? No caso de crianças maiores, a bebida pode sim ser consumida. Em casos de diarreia, é possível preparar o soro caseiro com o chá de folhas de goiabeira.

O chá de folha de goiaba combate a infecção urinária? O engenheiro agrônomo destaca que os estudos científicos estão em constante evolução, porém, até os dias atuais, os principais benefícios do chá da folha da goiabeira não estão relacionados com o tratamento da infecção urinária. Para essa situação específica ele indica outras plantas, como chapéu-de-couro e as folhas de abacate.

O chá é eficaz contra dor de dente? Na verdade, essa bebida está relacionada com infecções. Como já mencionamos anteriormente, caso exista alguma infeção na boca ou garganta, o chá pode, sim, ser utilizado.

Existem contraindicações para o seu consumo? O chá é contraindicado para quem tem intestino preso e mulheres grávidas. Outro fator é que, quando consumido em excesso, pode causar hipoglicemia – a falta de açúcar na corrente sanguínea. Por isso a importância de consumi-lo com cautela e sem excessos.

Há benefícios atribuídos erroneamente ao chá? Recomendamos prudência em relação às indicações populares sobre o uso de plantas medicinais. Daí a importância de buscar sempre informações em fontes seguras e, claro, de ter acompanhamento de um profissional.

Leia também: Chá de folha de goiaba: descubra os benefícios e veja como prepará-lo 281299

Com todas essas informações, você agora sabe como consumir o chá de uma forma segura e ainda aproveitando todos os seus benefícios.

Mais informações sobre chá de folha de goiaba

Não, ainda não acabamos de oferecer informações para você sobre as vantagens da folha da goiabeira. A seguir, assista a dois vídeos bastante informativos e veja como os estudos em torno da goiaba (e das suas folhas, seus frutos e até suas sementes) são vastos e importantes:

Inúmeras vantagens da folha de goiabeira

Aqui temos um vídeo bem completo: ele faz um resumo de todas as vantagens do chá de folha de goiaba. Um dos destaques do vídeo é a utilização da bebida para alterações gastrointestinais, combate à diarreia e infertlidade.

Chá de goiaba para o cabelo

Se você quer entender melhor como essa bebida pode tratar o cabelo, não deixe de assistir o vídeo. A youtuber mostra como fazer um tônico a partir do chá da folha de goiaba e mostra os resultados. Mas atenção: embora muita gente use as folhas para esse fim, não há confirmações científicas de que a prática realmente funciona.

Se você já tem o hábito de consumir a goiaba, lembre-se de que não somente a fruta, mas também a folha da goiabeira, pode contribuir com a saúde. Com todas essas informações, você saberá consumir o chá da folha de goiaba adequadamente.

O post Chá anti-inflamatório: 10 alternativas quentinhas para o alívio da dor apareceu primeiro em Dicas de Mulher.


Chá anti-inflamatório: 10 alternativas quentinhas para o alívio da dor publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário