quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Correr ao ar livre no verão: saiba o que você precisa para não prejudicar a saúde

Saiba o que você precisa para correr ao ar livre no verão sem prejudicar a saúde - Foto: Depositphotos

Saiba o que você precisa para correr ao ar livre no verão sem prejudicar a saúde – Foto: Depositphotos

A corrida é um dos esportes mais populares da atualidade, mas, antes de calçar os tênis e colocar  os pés nas ruas neste verão, é muito importante fazer um check-list de acessórios.

+ Desafie-se! Confira aqui o seu calendário completo de corridas!

Segundo o fisioterapeuta esportivo, Kalil Zipperer, também diretor da clínica Fisio&Forma, além de estilosos e confortáveis, esses equipamentos precisam trazer benefícios para o desempenho no esporte e proteção contra as altas temperaturas. “A tecnologia embarcada pode até gerar um custo elevado a esses produtos, mas, quando se trata de conforto e proteção, vale a pena investir um pouco mais”, avalia.

Lista de acessórios para correr ao ar livre

Tênis de corrida

Kalil explica que o tênis de corrida é o acessório mais importante, porque  minimiza os impactos nas articulações durante as passadas. Além desse critério, ele explica que o tênis adequado precisa ser confortável e estar em boas condições. “Ao ter uma alteração de pisada, por exemplo, será notado um desgaste anormal da sola, deformidades nos tecido ou o início de desconfortos.”

O fisioterapeuta esportivo diz que a vida útil de um tênis de corrida dura, em média, 400 km, e que é sempre bom ter mais pares, principalmente os atletas profissionais que costumam correr com mais frequência.

Meias  para corrida

De nada adianta ter um bom tênis se as meias não forem adequadas para corrida. O fisioterapeuta da Clínica Fisio&Forma ensina que esse acessório é essencial para evitar o surgimento de bolhas e lesões nos pés, além de ajudar na ventilação do interior do calçado.

“Diferente das meias de algodão, as próprias para corrida são compostas em sua maior parte por um material chamado poliamida, que ajuda no controle da transpiração. Hoje observamos a utilização de meias compressivas, manguitos e outros acessórios, mas vale dizer que esses equipamentos devem ser utilizados previamente em treinos para verificar o seu benefício e adaptação”, recomenda.

Saiba o que você precisa para correr ao ar livre no verão sem prejudicar a saúde - Foto: Depositphotos

Saiba o que você precisa para correr ao ar livre no verão sem prejudicar a saúde – Foto: Depositphotos

Roupas adequadas

Quanto às roupas, o especialista aconselha que sejam de tecidos leves, que não agridem a pele e não limitem o movimento necessário para a prática do esporte. Ele explica que as vestes também ajudam a manter a temperatura do corpo e impedem atritos em áreas que possam machucar.

+ Inscreva-se para o Rocky Mountain Games 2020!

Já para quem corre à noite, Zipperer recomenda um cuidado maior. “É de extrema importância que o traje  seja visível, para minimizar os riscos de acidentes, sobretudo, em locais onde há muita circulação de veículos.”

Garrafa de hidratação

Se vai correr pequenas ou longas distâncias é essencial carregar também garrafas, cintos ou pochetes de hidratação. Segundo o especialista, a desidratação pode ocasionar fadiga, dor de cabeça,  náuseas e até taquicardia, sintomas esses que podem comprometer a eficiência no treino.

“Quando transpiramos, perdemos líquidos e sais minerais importantes como o sódio, potássio, zinco e magnésio. É preciso repor esses nutrientes, e não só por meio da ingestão de água mineral, mas também pela alimentação e suplementos.”

Bonés e óculos

Além de atrativos, alguns até personalizados, o fisioterapeuta explica que esses acessórios protegem o atleta dos raios ultravioleta e de outros fatores da corrida ao ar livre. Os bonés e viseiras, por exemplo,  ajudam na fotoproteção e ainda impedem que o suor da cabeça escorra para o rosto do atleta. Já os óculos protegem os olhos dos raios solares e de fatores climáticos como vento, chuva e poeira.

É preciso saber…

“Devido a transpiração do atleta, esses equipamentos precisam ser arejados, para evitar a formação de fungos e bactérias. Roupas e meias  devem ser sempre lavados após seu uso e reutilizados somente depois de secos. Vale respeitar também o tempo de repouso de cada equipamento, os tênis, por exemplo, precisam de um descanso de, no mínimo, 24 horas”, conclui.

The post Correr ao ar livre no verão: saiba o que você precisa para não prejudicar a saúde appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.


Correr ao ar livre no verão: saiba o que você precisa para não prejudicar a saúde publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário