terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Ricota: 6 receitas descomplicadas e deliciosas para testar já

Com um sabor suave e uma textura macia, a ricota ainda conta com um baixo teor de gordura. E tem mais: na versão caseira, ela pode ser temperada da maneira que você preferir. Isso sem contar na sua versatilidade, já que ela cai bem pura, com pães e até mesmo em preparos mais elaborados, sejam eles doces ou salgados.

Índice do conteúdo:

Como fazer ricota

Fazer ricota é extremamente simples! Com a receita abaixo, você consegue tranquilamente um resultado de sucesso:

  1. Leve ao fogo baixo 1 L de leite com 50 mL de creme de leite fresco e espere começar a formar pequenas bolhas;
  2. Tempere com sal a gosto e desligue o fogo;
  3. Adicione 3 colheres de sopa de vinagre de álcool aos poucos e vá mexendo. Espere 3 minutos;
  4. Peneire o conteúdo da panela com o auxílio de uma peneira e uma touca cirúrgica ou pano de prato fino;
  5. Descarte a água e deixe a ricota na peneira para que o soro continue saindo até atingir a textura desejada.

Para obter uma textura cremosa, 10 minutos já são suficientes. Para uma textura mais seca, é necessário esperar de 40 minutos a 1 hora. Caso você não queira usar o creme de leite fresco, é só deixar esse ingrediente de fora. Além disso, é possível substituir o vinagre de álcool por vinagre de maçã ou até mesmo limão. A ideia é usar um ácido para coalhar o leite.

Outras receitas de ricota

Quer aprender outras maneiras de fazer ricota, que também são práticas e deliciosas? Então, veja as receitas abaixo e escolha a sua favorita.

Ricota com leite desnatado

Os ingredientes básicos para testar essa receita em casa são leite desnatado e vinagre de álcool. Assim, você consegue uma ricota natural. Mas, se quiser um temperinho, você confere dicas de ingredientes que podem ser usados com esse objetivo. Para obter uma textura bem firme, a sugestão é dessorar o queijo por 5 horas.

Ricota temperada com azeite e orégano

Nessa receita, além de aprender como fazer a ricota com leite integral e vinagre branco, você aprende como temperá-la com orégano e azeite. Os ingredientes são simples, mas rendem um queijo delicioso para saborear em qualquer momento do dia.

Ricota de soro de leite

Tem soro de leite sobrando ou quer aproveitar o que restou de uma das receitas acima? Assim, você evita o desperdício e ainda pode se deliciar com o resultado. Para isso, além do soro do leite, você vai precisar apenas de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio.

Ricota de amêndoas

A base para essa receita é o resíduo da produção do leite de amêndoas. Caso você não tenha esse ingrediente, pode começar o preparo com a oleaginosa. Também é necessário ter em mãos água, limão, sal e cebolinha. Livre de ingredientes de origem animal, essa sugestão está liberada para os veganos.

Ricota vegana

Que tal preparar uma receita que fica pronta em menos de 5 minutos? Aqui você vai usar o resíduo de um leite vegetal, azeite de oliva, limão, sal e pimenta. O tempo na cozinha é curto, assim como a lista de ingredientes, mas o sabor pode te surpreender.

Viu só como é fácil fazer uma deliciosa ricota no conforto da sua cozinha? Agora basta escolher qual receita você vai testar primeiro! E, se você estiver no clima, confira também algumas receitas de queijo vegano, elas são livres de ingredientes de origem animal e podem conquistar seu paladar.

O post Ricota: 6 receitas descomplicadas e deliciosas para testar já apareceu primeiro em Dicas de Mulher.


Ricota: 6 receitas descomplicadas e deliciosas para testar já publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário