quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Conheça os cuidados que você deve ter com seu tênis esportivo

Conheça os cuidados que você deve ter com seu tênis esportivo

Foto: Fotolia

Praticar atividades físicas é, nos dias de hoje, algo extremamente importante para manter corpo e mentes saudáveis. Para isso, muitas pessoas optam pelas caminhadas e corridas por serem exercícios que requerem menos equipamentos e mais constância. Ainda assim, é essencial se preparar com muito cuidado para fazer qualquer uma das duas.

Um dos pontos principais para as corridas é a escolha e a conservação do tênis. Pensando nisso, o fisioterapeuta Fabio Akiyama oferece algumas dicas para melhorar o desempenho na atividade. “O tênis serve justamente para ajudar a absorver e dissipar a energia que os pés recebem durante a corrida e como qualquer outra coisa, ele possui uma vida útil. Quando ocorre o desgaste, pode haver uma diminuição do impulsionamento do corpo e se tornar um dos fatores geradores de lesão”, alerta o especialista.

Além de aumentar a chance de um machucado, uma peça desgastada faz com que o exercício não seja efetivo, prejudicando a performance. Ao adquirir um sapato, o ideal é fazer uma boa pesquisa para analisar a qualidade e observar criteriosamente como se comporta no pé.

+ Conheça aqui o seu próximo desafio na corrida de rua!

Fábio enfatiza que um fator determinante de troca é se o calçado perdeu a eficiência da entressola com o tempo, pois isso é algo que sobrecarrega os pés e os joelhos, lesionando essas áreas.

Qualquer dor também pode sinalizar que está na hora de fazer uma troca, não apenas pelo desgaste, mas porque o tênis pode apresentar características que não se adequam a anatomia do usuário. “Procurar um profissional que conheça a mecânica do esporte e realizar avaliações periódicas, facilita a descoberta do motivo da dor e também a remediar o quanto antes, seja o problema causado pelo calçado ou pelo próprio atleta”, indica o fisioterapeuta.

Akiyama também afirma que é muito importante analisar a situação do calçado para praticar qualquer outro tipo de esporte, como no skate em que os sapatos devem ter uma sola bastante resistente e cabedal sem furos ou no handebol, em que o solado do sapato deve ter bastante aderência. “Cada esporte tem uma necessidade diferente”, finaliza.

The post Conheça os cuidados que você deve ter com seu tênis esportivo appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.


Conheça os cuidados que você deve ter com seu tênis esportivo publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário