terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Como o ômega-3 pode ser um aliado na prática de exercícios

Como o ômega-3 pode ser um aliado na prática de exercícios - Foto: Pixabay

Como o ômega-3 pode ser um aliado na prática de exercícios – Foto: Pixabay

Estudos comprovam a tendência de que, ao longo dos anos, as temperaturas subam cada vez mais. Com o calor, muitas pessoas acabam deixando de se exercitar com a mesma frequência que estão acostumadas em dias mais amenos. E um fator que pode favorecer tal situação são as lesões, causadas por diversos motivos ao longo da prática do exercício. Mas isto pode ser evitado com o auxílio da suplementação adequada.

+ Confira aqui o seu calendário completo e descubra seu próximo desafio na corrida!

Os riscos dos exercícios

Dr. Renato Leça, coordenador das disciplinas de Medicina Integrativa e a Nutrologia com Prática Ortomolecular de Faculdade de Medicina do ABC e consultor da Biobalance, comenta que a prática de exercícios físicos pode gerar diversas alterações no corpo de atletas, além dos ganhos, também há a possibilidade de perdas. Ele explica que isto ocorre devido treinamentos exaustivos e até de alta intensidade, sem os cuidados adequados. Este processo acontece porque há um aumento no estresse oxidativo e nos processos inflamatórios, que além de comprometer o rendimento esportivo, podem acarretar lesões, fadiga muscular e dor de início tardio.

O ômega-3 como suplemento

Um estudo avaliou os efeitos do ômega-3 na diminuição da produção de processos inflamatórios e na prevenção de danos celulares provocados pelo excesso. Os resultados mostraram que a ingestão deste ácido graxo diariamente pode auxiliar na amenização da inflamação induzida pelo exercício e para a saúde geral do atleta.

Uma revisão mais recente destacou a influência do ômega-3 no metabolismo do músculo. Os estudos levantados nela demonstram que o ácido graxo pode influenciar não apenas o exercício e o músculo, como também na resposta funcional, o que melhora a longo prazo o rendimento do atleta. Sua potencial atividade anti-inflamatória e antioxidante pode proporcionar, além disso, outros benefícios à saúde, devido à redução dos radicais livres produzidos em excesso durante o exercício físico de alta intensidade, acrescenta o Dr. Renato.

Os resultados relacionados à suplementação de ômega-3 no esporte destacam a importância do seu consumo na melhora do desempenho e para amenizar os danos musculares decorrentes, explica o médico. Mas outro fator que ele salienta é a importância de procurar ajuda profissional para se ter o melhor resultado possível.

+ Inscreva-se para a Asics Golden Run aqui!

*Fonte: Renato Leça, Coordenador das Disciplinas de Medicina Integrativa e de Nutrologia com Prática Ortomolecular da Faculdade de Medicina do ABC. Consultor da Biobalance. CRM-SP 58.672

The post Como o ômega-3 pode ser um aliado na prática de exercícios appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.


Como o ômega-3 pode ser um aliado na prática de exercícios publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário