terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Cinco dicas para não se lesionar na volta aos treinos

Após o período de férias, feriados e festejos, característicos da época de final/começo de ano – que incluem uma ingestão calórica fora do costume -, a rotina volta ao normal. Com ela, seus hábitos esportivos. Se você relaxou e saiu da sua rotina fitness, existem alguns cuidados importantes antes de ir à luta pela saúde e boa forma física. Seja responsável consigo mesmo e siga as instruções seguintes para que a volta aos treinos seja plena.

+ A Maratona do Rio está com inscrições abertas! Confira aqui!

5 dicas para não se lesionar na volta aos treinos

Cinco dicas para não se lesionar na volta aos treinos

Foto: AdobeStock

  • Dica 1: Retorno Progressivo

Após um hiato de exercícios físicos, o funcionamento do corpo muda. Independentemente da intensidade de seus regimes de treinos anteriores, é preciso entender que levará algum tempo para alcançar a mesma predisposição após uma pausa. Aquele peso que você pegava com facilidade vai parecer mais difícil. Não se cobre! Não desanime. Para que você “volte ao normal”, o ideal é restabelecer seus exercícios lentamente. Caso contrário, você é sério candidato a ter lesões de vários tipos. Pegue menos peso, faça exercícios mais curtos, corra uma distância menor e exija menos de si mesmo quando recomeçar.

  • Dica 2: Ouça seu corpo

Como sempre, o sucesso na aptidão depende do auto-conhecimento: saber respeitar os limites do seu corpo. Preste muita atenção à forma como o seu corpo responde ao exercício. Se você sentir dores provenientes de tensões, entorses e em regiões sobrecarregadas, procure avaliação médica especializada antes de continuar a progressão. Conviver com lesões pode levar a uma ainda mais grave, de recuperação longa e problemas no futuro.

  • Dica 3: Definir metas

Colocar metas para si mesmo pode ajudá-lo à permanecer incentivado, comer bem e voltar ao ritmo de treinos. Definir uma série de pequenas metas atingíveis pode ajudar a manter o seu impulso fitness e motivação. Quando você encontrar um objetivo, recompense-se com um dia de descanso ou surpresa divertida para evitar a sobrecarga. Mude a atividade. Faça um jogo com os amigos e divirta-se.

+ Veja aqui qual será seu próximo desafio na corrida!

  • Dica 4: Alongue-se corretamente 

Alongamento, especialmente quando retornar de um período de inatividade, é crucial para evitar lesões. Alongar de 10 a 15 minutos antes de seu treino ajuda a evitar lesões e também maximiza seu desempenho. Após períodos de inatividade, os músculos ficam frequentemente encurtados e retraídos. Alongamento é uma ótima maneira de soltar a musculatura antes e após um treino. Peça algumas dicas para profissionais.

  • Dica 5: Alterar sua dieta em adição ao exercício

Ao preparar-se para voltar à sua rotina fitness, não se esqueça de voltar a abastecer o seu corpo corretamente. Você vai precisar de nutrientes adequados para ajudar o seu corpo no retorno à boa forma. Concentre-se em manter-se hidratado e adicionar bons carboidratos, fibras e proteínas na sua dieta. Após um treino, coma ou beba algo dentro de 15 minutos para reabastecer. Não faça jejuns prolongados!

The post Cinco dicas para não se lesionar na volta aos treinos appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.


Cinco dicas para não se lesionar na volta aos treinos publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário