terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Panetone trufado: 16 receitas deliciosas que vão adoçar o seu Natal

Foto: iStock

São diversas lendas contando a história da rabanada por esse mundo afora, mas a verdade é que a sua origem ainda é um mistério da humanidade. O que se sabe é que o doce conquistou adeptos em todo o globo e tornou-se uma tradição em muitos países na época do Natal. Já que Portugal se encarregou de trazer esta maravilha para o Brasil, a gente só pode agradecer!

Tradicionalmente, a rabanada é feita com fatias de pão embebidas em leite e ovos, fritas em óleo e polvilhadas com açúcar e canela. Simples e muito gostoso! E, apesar da receita original ser uma especialidade por si só, há inúmeras maneiras de transformar o pãozinho no doce natalino mais querido do mundo.

Por isso, juntamos opções para todos os gostos que caem muito bem tanto para o café da manhã quanto para a sobremesa. Tem receitas fáceis, elaboradas, com diversos tipos de pães, com chocolate, doce de leite, Nutella, frutas, caldas e cremes. É claro que não esquecemos dos veganos e muito menos de quem não pretende sair da dieta nas festas de fim de ano!

Ah, o doce é uma tradição do Natal, mas quem disse que não podemos saboreá-lo o ano todo? Veja as 25 ideias incríveis que separamos para você a aproveite essa delícia, e todas as suas variações, quando quiser!

Receitas de rabanadas tradicionais

Foto: iStock

1. Rabanada fácil: essa receita é tão prática que você não terá desculpa para não fazer rabanada no Natal. Utilizando poucos ingredientes (pão de forma, ovos, açúcar, leite, sal e canela), é possível fazer 10 porções em apenas 15 minutos. É mamão com açúcar!

Leia também: Ceia de Natal: 16 receitas perfeitas para o seu cardápio natalino

2. Rabanada vegana: substitua os ovos e o leite animal por farinha de trigo e leite vegetal para fazer uma deliciosa receita vegana. E aqui ainda vai mais um segredinho: a fritura é feita em calda de açúcar, fazendo com que a rabanada fique caramelizada. Deu água na boca!

3. Rabanada com um toque de gengibre: uma receita especial para quem gosta de misturar texturas e sabores. Além do gengibre, a criadora dessa rabanada acrescenta noz-moscada e licor para dar um toque de exclusividade. Apesar de parecer complexa, a receita é fácil de fazer.

4. Rabanada com raspas de laranja: o aroma cítrico é apenas uma das surpresas dessa receita. A novidade é que, além da tradicional rabanada frita, há uma versão assada que não perde em nada para a anterior em sabor e crocância. Confira!

5. Rabanada francesa (pain perdu): feita com brioche amanhecido molhado em ovo e leite, a receita francesa é simples e muito gostosa. Combine com sorvete, chocolate, frutas ou o que a imaginação mandar e tenha uma deliciosa sobremesa.

6. Rabanada na airfryer: se você ama o doce, mas não é fã de frituras ou não quer chutar o balde da dieta, pode preparar a bendita na airfryer. O resultado é uma rabanada crocante, sequinha e bem mais leve.

Leia também: Biscoitos de Natal: 39 receitas para presentear e saborear

7. Rabanada de brioche: sabe aquele irresistível pão de brioche com manteiga no café da manhã? Ele também pode ser perfeito para preparar uma rabanada, especialmente se a calda contar com o toque especial de casca de limão, como a desta receita. Uma delícia!

8. Rabanada assada: fazer o doce de maneira mais saudável dá um pouquinho mais de trabalho, mas vale a pena. Aprenda aqui um segredinho que manterá o pão úmido enquanto assa para que não passe do ponto e fique bem próximo da rabanada tradicional frita.

9. Rabanada light: se o Natal não é desculpa para sair da dieta, veja como preparar uma rabanada de baixíssima caloria com pão integral, leite desnatado e adoçante. É para aproveitar as festividades e comer sem culpa!

10. Rabanada proteica: uma receita saudável, proteica e saborosa para ser consumida sem peso na consciência. Feita com pão de forma integral, adoçante, leite vegetal e whey protein sabor baunilha, o doce fica tão molinho por dentro e crocante por fora quanto a rabanada tradicional.

11. Rabanada fit: além de substituir os ingredientes por similares mais saudáveis e bem menos calóricos, essa rabanada é grelhada em uma frigideira anti-aderente, sem nenhum tipo de gordura! E para deixar o doce ainda mais incrível, escolha uma das opções de recheio indicadas na receita.

Leia também: 25 receitas de rabanada para adoçar o seu Natal

Receitas de rabanadas diferentes

Foto: Reprodução / Lazz Gourmet

12. Rabanada de Nutella: quando a gente pensa que não tem como deixar a rabanada ainda melhor, alguém tem a brilhante ideia de testá-la com o creme de avelã mais famoso do mundo. Acho que nem preciso dizer que seria impossível dar errado, né?

13. Rabanada de churros: já separe o pão de forma porque ele se transformará no rolinho recheado com doce de leite mais gostoso que você já comeu. Pode chamar a família inteira, porque vai ser sucesso!

14. Torta de rabanada: sabe aquele pão francês de anteontem que sobrou e você não sabe o que fazer? Ele pode virar uma deliciosa torta cremosa consistente como um pudim. Se liga nessa receita e prepare-se para surpreender!

15. Rabanada de Panetone: se misturar essas duas sensações natalinas nunca passou pela sua cabeça, não perca mais tempo, afinal “se juntas já causam, imagina juntas”! Então, veja como é fácil fazer uma rabanada incrível com panetone.

16. Rabanada de Chocotone: os amantes de chocolate que esperam o ano inteiro pelo chocotone vão pirar nessa delícia crocante. O modo de fazer é bem simples e você pode comer quentinho, gelado, com sorvete, frutas e muito mais!

17. Rabanada recheada com doce de leite: para fazer essa maravilha do universo você só vai precisar de pães amanhecidos, leite, ovos, açúcar, canela e uma dose caprichada de doce de leite. Quem mais salivou?

18. Rabanada com Nutella e morangos: receita muito simples de fazer, ideal para quem gosta de sobremesas deliciosas mas com o modo de preparo fácil e rápido! Se joga nessa ideia feita com pão de forma, Nutella e morangos picadinhos, que você também pode variar os ingredientes do recheio de acordo com o seu gosto.

19. Rabanada de leite condensado: uma receita tradicional com o toque especial do leite condensado e finalizado com manteiga. Uma delícia que cai muito bem quentinha, fria ou gelada, com ou sem acompanhamentos.

20. Rabanada com creme inglês: uma versão espetacular da tradicional rabanada crocante com creme leve e aveludado. Para fazer o creme inglês, você vai precisar de apenas gemas de ovos, leite, açúcar e baunilha. Bem facinho de fazer e um prato super diferente!

21. Torta rabanada com banana e passas: Natal que é Natal tem que ter uva passas, né? Há quem discorde, mas há também quem ame! Se esse é o seu caso, essa torta de rabanada com passas, banana e castanha é tudo o que você precisa para adoçar o período natalino.

22. Rabanada de maçã ao forno: a rabanada mais diferentona que você já viu e cheia de segredos que você vai conhecer! Feita sem fritura, com fatias de maçã e menos calórica, pode ser servida quentinha ou em temperatura ambiente. Acompanhada de sorvete fica ainda mais inesquecível! #ficaadica

23. Rabanada ao vinho do porto: a combinação de pão e vinho não poderia ser melhor! Nessa receita incrível, o pão é embebido no vinho e depois passa por todo o processo de uma rabanada tradicional. Depois de pronto ainda ganha uma calda de vinho do porto. Yummy!

24. Rabanada com calda de chocolate: alô chocólatra de plantão, essa receita é para você que coloca chocolate em tudo e mais um pouco! Substitua a canela da rabanada por chocolate em pó e acrescente uma calda – de chocolate, é claro – para ter a rabanada mais perfeita dos últimos tempos!

25. Bolo de rabanada: na nossa lista de rabanadas diferentes não poderia faltar uma receita de bolo, não é mesmo? O segredo aqui é acrescentar camadas de açúcar com canela intercalando com a massa crua. O resultado é um bolo fofinho e casquinha crocante com cheirinho de receita de vó!

Com tantas receitas incríveis de rabanada, agora você não tem mais desculpa para deixar essa delícia de fora! Se você gostou, compartilhe com a família e escolha qual (ou quais) fará parte da ceia de Natal!

O post Panetone trufado: 16 receitas deliciosas que vão adoçar o seu Natal apareceu primeiro em Dicas de Mulher.


Panetone trufado: 16 receitas deliciosas que vão adoçar o seu Natal publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário