quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Panqueca de banana: 10 receitas levinhas para adoçar a hora do lanche

Foto: iStock

Apesar de possuir origem incerta, o surgimento do churros foi atribuído aos povos ibéricos, se tornando muito popular nos países latino-americanos, devido à colonização.

Feito com uma base de farinha de trigo e água, este docinho possui tradicionalmente formato cilíndrico, muitas vezes estrelado, e é confeitado com açúcar e canela. Por ter sua massa frita em óleo vegetal, acaba também ganhando uma casquinha crocante por fora, porém mantém a maciez em seu interior.

Embora no Brasil sua forma mais popular seja recheada de doce de leite, nos outro países latinos os churros não possuem recheio, podendo ser acompanhados de alguma pasta ou apreciados sozinhos.

Muito comum em festivais e feiras, os churros trazem a nostalgia da infância e os recheios podem variar, levando brigadeiro, brigadeiro branco e o que mais a criatividade permitir. Confira a seguir uma seleção de saborosas receitas de churros de dar água na boca:

1. Churros tradicional

Foto: iStock

Para preparar a massa é necessário levar ao fogo manteiga, sal e água. Após a mistura ferver, basta adicionar a farinha de trigo e mexer constantemente, para garantir que a massa fique lisa, sem grumos. Para fritar é necessário moldá-la com o auxílio de uma manga para confeitar e um bico estrelado. Após sua fritura, finalize polvilhando açúcar e canela no doce. Confira a receita completa.

Leia também: 11 receitas de chocotone para você se deliciar ou vender

2. Churros caseiro

Foto: iStock

Com um ingrediente a mais do que a receita anterior, os ovos, foi possível aumentar a maleabilidade da massa, facilitando no momento em que esta será modelada. Após cozida na panela, a massa deve ser misturada aos ovos na batedeira, garantindo um resultado mais uniforme. Acesse o modo de preparo em detalhes.

3. Churros simples e fácil

Foto: iStock

Simples e fácil de fazer, essa versão leva água, sal, açúcar e farinha de trigo. A manteiga é substituída pelo óleo, porém também garante um resultado perfeito. Para fritar não é necessário muito tempo, sendo aconselhável colocar apenas três unidades por vez, evitando que os churros fiquem encharcados de óleo. Tire suas dúvidas sobre essa versão neste link.

4. Taça de churros com sorvete

Foto: Reprodução / ICKFD

Uma forma inovadora de degustar o doce. Aqui, ele é modelado em formato de cesta, recheado com doce de leite e ainda ganha três bolas de sorvete para acompanhar, sem esquecer a cobertura de caramelo e chocolate. Uma sobremesa que todo amante de doce irá aprovar e se deliciar! Veja os detalhes do preparo.

5. Churros de Oreo

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

Utilizando este famoso biscoito para criar um churros com sabor irresistível, a autora inicia separando os biscoitos e os recheios, já que o primeiro servirá como base da massa e o segunda resultará em um delicioso creme para acompanhar. O biscoito será triturado e misturado com manteiga, açúcar e água; enquanto os recheios só precisam ser levados ao micro-ondas para derreterem e formarem o creme. Saiba como preparar essa delícia tim-tim por tim-tim.

6. Mini churros de chocolate crocante com doce de leite

Foto: Reprodução / ICKFD

Nessa versão o doce mantém seu tradicional acompanhante, o doce de leite, porém ganha um novo sabor em sua massa, a qual utiliza cacau, dando um gostinho de chocolate. Em versão mini, torna-se uma ótima opção como aperitivo ou para matar aquela vontade de comer doce.

Leia também: 10 receitas de farofa de banana que vão deixar suas refeições incríveis

7. Mini churros de fubá e banana-da-terra

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Outra versão em miniatura, esta receita substitui a farinha de trigo pelo fubá, garantindo uma massa crocante e saborosa. A banana-da-terra cozida também é utilizada na massa e ajuda a dar a lig. Já a canela em pau confere um aroma irresistível ao prato. Confira a receita completa aqui.

8. Churros sem glúten e sem lactose

Foto: iStock

Opção ideal para celíacos e intolerantes à lactose, esta versão da receita utiliza creme vegetal, substituindo a manteiga, e um mix de farinha sem glúten, goma xantana e farinha de amêndoas em vez da tradicional farinha de trigo. Neste caso, serão adicionados dois ovos para conferir maciez e a essência de baunilha para deixar o sabor ainda mais especial. Veja todos os detalhes da receita.

9. Churros de banana com doce de leite

Foto: Reprodução / ICKFD

Esta massa leva manteiga, água, sal, açúcar cristal e farinha de trigo. Após a massa formar uma “bolinha”, coloque-a em uma tigela, acrescentando um ovo e misturando bem. E então, basta cortar a banana bem madura ao meio e envolve-la com a massa, as ranhuras tradicionais devem ser esculpidas com o auxílio de uma faca antes de fritar. Para finalizar, sirva-os com doce de leite. Aprenda melhor como preparar essa versão aqui.

10. Churros assado com doce de leite

Foto: Reprodução / O Chefe e a Chata

Uma versão mais saudável do doce, pois ao invés de serem fritos, os churros são levados para assarem por cerca de 20 minutos em um forno pré-aquecido com temperatura de 200º. Além disso, o açúcar refinado é substituído por sua versão orgânica, também conhecida como demerara, ou ainda pelo açúcar mascavo. Assista o vídeo completo da receita.

11. Churros assado com chocolate quente

Foto: iStock

Aqui, o tradicional recheio de doce de leite é substituído pelo chocolate quente preparado com leite, amido de milho, açúcar, leite condensado e chocolate em pó. Já a massa da churros também leva poucos ingredientes, dentre eles a farinha de trigo, ovos, água, manteiga e açúcar. Aprenda!

Leia também: 12 receitas de danoninho caseiro com gostinho de infância

12. Churros da Dona Florinda

Foto: iStock

Utilizando a mesma medida de água e de farinha de trigo para preparar a massa, esta receita ainda leva manteiga sem sal, açúcar e sal. Os churros devem ser modeladas com um saco de confeiteiro, utilizando o bico do tipo pitanga, e fritos em óleo quente. Para finalizar, açúcar e canela para polvilhar e doce de leite e chocolate granulado para acompanhar. Confira o passo a passo em vídeo.

13. Churros com brigadeiro de pistache

Foto: Reprodução / O Chefe e a Chata

Deixando a criatividade fluir hora de substituir o doce de leite como acompanhamento do churros, esta receita optou pelo brigadeiro de pistache, adicionando um sabor diferenciado ao doce. Este deve ser preparado com apenas três ingredientes: leite condensado, pistache moído e manteiga. Veja como preparar essa versão diferente.

Embora sua origem ainda seja um mistério, sua popularidade está mais do que comprovada. Podendo ser degustado em sua versão frita ou assada, permite uma grande variedade de acompanhamentos que vão muito além do tradicional doce de leite. Basta escolher a sua sugestão favorita e degustar este saboroso doce.

O post Panqueca de banana: 10 receitas levinhas para adoçar a hora do lanche apareceu primeiro em Dicas de Mulher.


Panqueca de banana: 10 receitas levinhas para adoçar a hora do lanche publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário