quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Seus amigos ainda acham que a São Silvestre é uma maratona? Mande essa matéria para eles

“Você está preparado para correr a maratona da São Silvestre?” Com certeza você já deve ter ouvido essa pergunta. Maratona virou sinônimo de desafio, mas quando usamos essa palavra o correto é nos referirmos à prova de 42,195 quilômetros. Devido à sua importância histórica, a maratona costuma abrir ou encerrar as Olimpíadas.

Vale lembrar que a São Silvestre é a corrida de maior tradição em nosso país e que a partir de 1991, seguindo normas da IAAF (Federação Internacional de Atletismo), passou a ser realizada na distância oficial de 15 km. Por isso, a São Silvestre não é uma maratona.

Seus amigos ainda acham que a São Silvestre é uma maratona? Mande essa matéria para eles

Largada da prova Foto: Foto: Denise Duarte/Webrun

História da Maratona

A Maratona surgiu com um herói grego que, segundo a lenda, sacrificou sua vida para percorrer os 40 quilômetros entre as cidades de Maratona e Atenas (Grécia). O corredor em questão era Pheidíppides, que correu a distância para levar a notícia da vitória grega sobre os persas no ano 490 a.C. A primeira maratona dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada no ano de 1896, no percurso original e seu vencedor foi Spiridon Louis, com o tempo de 2h58min50. Ele fez a média de 4min28 por quilômetro.

+ Escolha sua próxima corrida, clique aqui!,

A razão dos 42.195 metros

A maratona inicialmente tinha 40 km, mas essa distância sofreu uma pequena mudança. Em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, o comitê organizador aferiu a distância total em 42.195 metros, distância que continua até hoje. Estes metros a mais foram acrescentados para que a família real britânica pudesse assistir ao início da prova do jardim do Castelo Windsor, com chegada no Estádio Shepherd´s Bush.

Atualmente, a maratona se firma cada vez mais como um acontecimento esportivo das grandes cidades. Além de ser a prova clássica das Olimpíadas, ela fixou seu templo sagrado na cidade de Nova York onde, a partir de 1970, pára o trânsito e leva milhares de pessoas às ruas, que vibram pelos “desafiantes”. O Clube dos Corredores de Nova York, organizadores da maratona, recebem anualmente mais de 250 mil inscrições, mas são aceitas somente 50 mil. Na semana de realização da maratona a cidade de Nova York arrecada mais de 10 milhões de dólares com o turismo.

Curiosidades sobre a São Silvestre

Agora que já sabemos as principais diferenças da maratona e da prova de São Silvestre, aqui vão algumas curiosidades sobre essa prova:

1. A prova tem esse nome porque acontece no dia do santo São Silvestre

2. Antes de ser canonizado, São Silvestre foi Papa entre 314 d.c a 355 d.C

3. Só em 1945 a prova passou a ser Internacional

5. As mulheres só foram oficializadas na prova no ano de 1975

6. A primeira mulher que venceu a São Silvestre foi a alemã Christa Valensieck

7. O brasileiro Alfredo Gomes foi o primeiro campeão da corrida em 1925

8. Cerca de 30 pessoas concluíram a primeira São Silvestre, que teve apenas 48 corredores

9. O último brasileiro campeão foi Marílson Gomes em 2010 com o tempo de 44m07s

10. E a última brasileira campeã foi Lucélia Peres no ano de 2006 com o tempo de 51m23s

 

 

The post Seus amigos ainda acham que a São Silvestre é uma maratona? Mande essa matéria para eles appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.


Seus amigos ainda acham que a São Silvestre é uma maratona? Mande essa matéria para eles publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário