segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Como diminuir a ingestão de sal na sua alimentação?

Como diminuir a ingestão de sal na sua alimentação?

Foto: Adobe Stock

Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) o consumo diário de sal deve ser de 5g, uma vez que em excesso a substância causa hipertensão e é fator de risco para outros problemas como infarto e AVC. Porém, a Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que os brasileiros ingerem cerca de 12,4g da substância por dia.

Para conscientizar e ajudar a diminuir o sódio na alimentação, Jessica Santos, nutricionista da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, tirou algumas dúvidas:

Existe sal saudável?

Todos os tipos de sais possuem sódio, que em excesso é prejudicial à saúde. Porém, o sal mais comum utilizado por brasileiros é o menos nutritivo porque é o processado, refinado e com aditivos químicos, além do sódio em si. Outras opções melhores são o sal marinho e o sal rosa do Himalaia, que trazem mais benefícios para a saúde.

Quais são as comidas que geralmente possuem maior concentração de sódio na composição?

Produtos industrializados como massas instantâneas, temperos prontos, salgadinhos e carnes processadas estão entre os alimentos ricos em sódio. “Quando somamos ainda ao sal que o próprio consumidor coloca nas refeições, a alta quantidade de sódio se transforma em um risco para a saúde”, informa.

+ Clique aqui e escolha seu próximo desafio na corrida!

Então, como comprar alimentos que possuem baixo teor de sódio?

Segundo a especialista é importante estar atento aos rótulos de cada alimento e entender a descrição de cada ingrediente e substância descrita na tabela nutricional. Por exemplo, um macarrão instantâneo tem cerca de 1,35g de sódio, ou seja, 27% da dose diária recomendada. Além disso, os rótulos de alimentos realmente saudáveis vêm sinalizados na embalagem quando há baixo teor de sódio.

“Ao compreender melhor os rótulos, o consumidor consegue fazer escolhas mais saudáveis, atuando na prevenção e controle de doenças relacionados ao excesso de sal”, ressalta.

Como substituir o sal no preparo de refeições em casa?

A dica é evitar os temperos prontos com alto nível de sódio na composição e optar por um tempero caseiro com alho, cebola e um pouco de sal. Para tornar o hábito de cozinhar mais prático no dia a dia, a nutricionista recomenda bater todos esses itens no liquidificador e guardar em um pote de vidro tampado na geladeira. Dá para deixar esse tempero conservado por semanas.

The post Como diminuir a ingestão de sal na sua alimentação? appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.


Como diminuir a ingestão de sal na sua alimentação? publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário